Curtinhas da ciência: da “maldição” de Tutancâmon à missão ExoMars a Marte

3

A “maldição” de Tutancâmon nos tribunais

Ao remendar a barba da máscara mortuária de Tutancâmon com cola epóxi, funcionários do Museu do Cairo, no Egito, danificaram uma relíquia histórica de 3.300 anos.

A máscara agora foi restaurada de forma profissional por especialistas, mas os primeiros funcionários que fizeram o serviço malfeito terão a “maldição” de Tutancâmon a sua espera, pois serão julgados na justiça por suas irresponsabilidades em danificar um patrimônio da humanidade.

A restauração desastrosa da barba da máscara mortuária de Tutancâmon

Tiradas do astrofísico Neil deGrasse Tyson

“Se alguma vez eu for abduzido por alienígenas, a primeira coisa que eu ia perguntar é se eles vieram de um planeta onde as pessoas também negam a ciência.”

Neil-deGrasse-Tyson-twitter-aliens-ciencia

Falecimento do astronauta Edgar Mitchell

Aos 85 anos, falece uma lenda da exploração espacial, o astronauta norte-americano Edgar Mitchell. Ele foi o sexto homem a pisar na Lua, mas seu legado transcende a astronáutica, sendo cofundador do IONS (Institute of Noetic Sciences), o instituto que pesquisa alguns fenômenos que estão além da fronteira da ciência.

Eterno David Bowie no espaço

Depois do falecimento do músico britânico David Bowie, sua clássica música “Space Oddity” é relembrada nas redes sociais. Aqui nós podemos rever uma versão espacial dessa canção, cantada e tocada pelo astronauta canadense Chris Hadfield a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).


Pé Grande. Existe alguma fotografia que sirva como evidência de sua existência?

Tira satirizando a péssima evidência fotográfica da existência do Pé Grande. O bípede peludo tenta fazer check-in no aeroporto, e a atendente lhe pergunta:

– “Sério? Esta é a melhor foto que você tem de si mesmo?”.

pe-grande-satira

Lançando o foguete e retornando à plataforma de lançamento

A empresa americana SpaceX lançou seu foguete Falcon 9 e conseguiu retornar para a plataforma de lançamento o módulo do primeiro estágio de lançamento, o de propulsão.

Um feito inédito na história da aventura espacial. Veja o vídeo abaixo, que parece ser uma filmagem sendo rebobinada, mas é o preâmbulo de uma nova tecnologia em ação.


Visita ao CERN, o maior acelerador de partículas do mundo

Conheça o maior acelerador de partículas do mundo, localizado na Suíça, constituído de um túnel de 27 quilômetros de extensão onde se procura detectar as partículas fundamentais do Universo. Professores brasileiros estiveram lá e nos explicam de forma bem clara o funcionamento desta fabulosa tecnologia. Vale a pena assistir este vídeo.


A missão ExoMars e a busca de vida em Marte

A missão espacial ExoMars da Agência Espacial Europeia (ESA) ao planeta Marte foi lançada neste mês de março. A primeira etapa da missão é composta de um orbitador. A segunda etapa, prevista para 2018, levará um jipe robô que percorrerá o solo marciano.

Um dos objetivos da segunda parte da missão é procurar por vida no planeta vermelho, tentando identificar possíveis registros de bioassinaturas no solo do planeta, seja no passado ou no presente. Veja o vídeo abaixo da ESA, mostrando em animação os estágios da primeira parte da missão até Marte.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Cara , tu ta 20 anos pesquisando e ainda acha que o homem pousou na lua, com tantas provas de que isso é mentira.
    E acha que tem robo em marte.
    Tu é só um baba-ovo de pseudo-ciência, nada de mais, só mais um idiota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui