No ano de 2006 ocorreu o 1º Festival de Cultura Espírita, de 20 a 23 de abril, na cidade de Aracajú, em Sergipe. O evento contou com diversos temas do espiritismo e também da temática da Transcomunicação Instrumental (TCI). Dentro deste tópico, em especial, a convidada a palestrar foi a pesquisadora paulista Sonia Rinaldi.
Em suas duas exposições de temas “Contatos com o Outro Lado pelo Telefone” e “Transcomunicação Instrumental: Imagens e Vídeos”, Sonia expôs a temática com base em suas pesquisas atuais.
O evento foi muito positivo e proveitoso. Pudemos presenciar os experimentos de áudio e vídeo de suposta origem paranormal que foram realizados depois do evento com a pesquisadora Rinaldi, junto a outros grupos de estudiosos de diferentes estados. Esses grupos compareceram ao evento para assistir as palestras, os experimentos e também para tentar obter registros de vozes e imagens.
O pessoal local se interessou muito em conhecer o trabalho dos experimentos e em ver tudo ao vivo e de perto. Este foi um bom momento para encontrar e conhecer os pesquisadores dos outros estados e estabelecer um intercâmbio de ideias.
Foram feitas algumas gravações no auditório do hotel onde a Sonia Rinaldi estava hospedada e, posteriormente, junto com o pessoal que pesquisa o assunto foi realizada uma última gravação em seu quarto de hotel. Pudemos presenciar, ao vivo, essas gravações e realizar perguntas às supostas inteligências não físicas.
Enfim, pudemos verificar tudo bem de perto. Neste último encontro com a Sonia estava reunido, além de mim, Alexandre Borges (BA), também o Pedro Rosa (BA), o Lamartiny Sales (PE), a Bianca (PE) e o Martin Seefelder (RJ).
Aparição de “vozes”
A suposta inteligência não física que, segundo a pesquisadora Sonia Rinaldi, estava atuando naquele momento era chamada por ela pelo codinome de “Sr. Alemão”.
Segundo Sonia, esta inteligência não física tem sido contatada por ela em suas últimas sessões de gravações e possui a característica — registrada em áudio — do típico sotaque de um alemão tentando falar nosso idioma português.
Em relação à gravação de “vozes”, presenciamos a aparição de sinal de voz. Vozes foram registradas, apesar da interpretação para elas ser diversificada — como era de se esperar, a unanimidade é bem difícil na TCI.
Sonia apresentou também suas pesquisas em vídeo. O trabalho da pesquisadora está tangenciando, no que ela afirma, na ação de inteligências não humanas. Ela suspeita que essa atuação foi fundamental para a melhoria da qualidade de imagens e áudios em seus recentes experimentos.
Ouça, abaixo, algumas “vozes” gravadas no experimento realizado no auditório do hotel onde a Sonia Rinaldi estava hospedada e em experimentos realizados na presença de outros pesquisadores da área. A interpretação dos áudios foi oferecida pela própria pesquisadora Rinaldi.
Devemos informar aqui que não podemos garantir que essas “vozes” sejam de “seres de outra dimensão” ou “espíritos” ou mesmo “entidades não humanas”. Apenas participamos dos experimentos e apresentamos este material para que cada um avalie por si.
Exemplo 1:
Voz: Pra ajudar Terra, taí começa
Experimentador: Será o nosso reencontro?
Exemplo 2:
Voz: Você combinar o comando
Exemplo 3:
Voz: Vou dar os nomes
Sonia Rinaldi: Obrigado Seu Narisha [nome da suposta entidade não física], boa noite a todos.
Exemplo 4:
Voz: Nos aguarda
Sonia Rinaldi: Sr. Alemão, boa noite, nós estamos com uma reunião grande hoje de muitos amigos.
Voz: Bonita
Exemplo 5:
Experimentador: O que foi que vocês acharam do Primeiro Festival de Cultura Espírita.
Voz: Tratou de instrumento, cê sabe
Exemplo 6:
Voz: Na Terra
Sonia Rinaldi: Nós estamos agora com uma reunião com mais amigos.
Exemplo 7:
Voz: [interpretação não identificada]
Sonia Rinaldi: Oi amigos, boa noite.
Voz: Provas só querem, podem levar, vou chegar normal
Exemplo 8:
Voz: Estudar lá com você
Sonia Rinaldi: Oi Seu Narisha, boa noite.
Exemplo 9:
Voz: Achar que ET pode vir
Imagens do evento
Crédito: todas as fotos foram registradas por Lamartiny Sales.