No vídeo abaixo podemos apreciar uma entrevista com o físico e pesquisador alemão de Transcomunicação Instrumental (TCI) Ernst Senkowski. Uma das perguntas do entrevistador foi sobre o Spiricom, a máquina construída na década de 70 que alegadamente permitiu conversar com entidades não físicas.
Senkowski acredita que o Spiricom tenha obtido êxito ao contatar com essas entidades inteligentes. Ele pessoalmente encontrou com o gerente deste projeto, o engenheiro eletrônico americano George W. Meek (1910–1999), e também com o técnico em eletrônica William O’Neil, que era funcionário dele, e que no final da década de 70 alegou ter obtido êxito ao contatar por meio desta máquina os espíritos de pessoas que já haviam falecido. (Outros pesquisadores, porém, defendem que tudo não passou de uma grande fraude.)
Senkowski também comenta sobre a possibilidade de existir aparelhos eletrônicos em um mundo espiritual e menciona que do “outro lado da vida” não necessariamente exista tais aparelhos como nós conhecemos.
Na sua concepção teórica e vivência experimental, ele acredita que tais aparelhos seriam criados mentalmente por essas inteligências. Ao final, ele aborda o futuro da Transcomunicação Instrumental no mundo.
O idioma da entrevista está em inglês. A tradução para o português foi realizada por Adriana Alonso e a inserção da legenda ficou a cargo de Luciana Ohira, colaboradores da Rede TCI Brasil. A produção original da entrevista é de Jose Bravo.
Neste segundo vídeo podemos acompanhar uma entrevista mais antiga com Ernst Senkowski (em inglês, com slides em português). Cortesia do vídeo do pesquisador Geraldo Santos.
—
Nota: este artigo foi publicado em março de 2007 e atualizado em 03 de novembro de 2013.