(Crédito: Reprodução)

O vídeo abaixo apresenta um breve histórico das manifestações espirituais ao logo do século.

No final, há uma rápida explanação do pesquisador de Transcomunicação Instrumental (TCI), o engenheiro eletrônico e espírita Pedro Vieira, do Grupo Espírita de Pesquisas Eletrônicas Cristófilos (GEPEC), abordando a interseção entre o espiritismo e a TCI.

Ele opina que a “energia” necessária para a manifestação de efeitos físicos nas sessões de transcomunicação seria bem menor quando comparada com a “energia” necessária para a ocorrência de efeitos físicos ocorrerem nas clássicas sessões espíritas. Essa “energia espiritual” é conhecida no meio espiritista com o nome de ectoplasma.

Ainda não há comprovação pela ciência de que, de fato, exista na composição da natureza humana a exteriorização pelo seu corpo de uma “energia espiritual” do tipo conhecida como ectoplasma, mesmo que exista aos montes fotografias registrando essa substância expurgada pelos orifícios dos corpos dos médiuns.

O termo foi criado em 1894 pelo médico fisiologista francês e pesquisador de fenômenos espirituais Charles Robert Richet (1850–1935). Por hora, as pesquisas continuam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui