Com 62 minutos de duração, o documentário alemão de nome Die brücke zur unsterblichkeit: Friedrich Jürgenson und seine andere welt (A ponte para a imortalidade: Friedrich Jürgenson e seu outro mundo) aborda o fenômeno das vozes eletrônicas (EVP) e apresenta a vida do pioneiro dessas pesquisas, o documentarista e artista sueco Friedrich Jürgenson (1903–1987).
Jürgenson apresenta algumas de suas gravações de vozes, que ele atribuiu a espíritos — trabalho que começou no final da década de 50.
Lançado em 1987 em Munique e dirigido por Rolf Olsen, o documentário também apresenta o parecer de outros investigadores e cientistas envolvidos neste campo de pesquisa.
Um deles é o pesquisador alemão Fidelio Köberle, presidente da Verein für Transkommunikations-Forschung (Associação para Pesquisa de Transcomunicação, VTF), a decana entidade alemã para a pesquisa do EVP.
Infelizmente, o documentário ainda não foi traduzido ou legendado para o português e somente pode ser assistido no momento no seu idioma original alemão.
Veja o documentário, abaixo:
Neste trecho que selecionamos do documentário, ocorre um encontro entre os pesquisadores Friedrich Jürgenson, o italiano Marcello Bacci, Fidelio Köberle e Silvana Pagnotta:
Cenas do documentário
Referências
[1] Die brücke zur unsterblichkeit: Friedrich Jürgenson und seine andere welt. Direção: Rolf Olsen. Munique: Scout Movies Production, 1987. 62 min, son. color.