O episódio que ficou conhecido como o UFO de Capão Redondo ocorreu na noite de 02 de janeiro de 1998, em São Paulo. Naquela data foi avistado um fenômeno luminoso realizando evoluções sobre as casas do bairro paulista de Capão Redondo, despertando a atenção de um garoto de nove anos.

Ele pegou sua câmera caseira e começou a filmá-lo por vários minutos. Na época, este episódio ganhou repercussão na mídia e envolveu discussões até com o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão — conhecido cético em relação à tese da visita de seres extraterrestres.

Opiniões dos analistas

O vídeo foi analisado pelo ufólogo Ricardo Varela, mas ele não conseguiu alcançar uma explicação racional para o ocorrido. O registro também foi periciado pelo ufólogo paulista Claudeir Covo, e igualmente não obteve uma explicação natural que solucionasse a aparição aérea.

Na opinião do Dr. Osmar Pinto e da sua esposa Dra. Iara, especialistas em relâmpagos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), também não chegaram a uma explicação ordinária para a ocorrência e não conseguiram associá-lo a um fenômeno meteorológico conhecido.

O ufólogo Claudeir Covo não encontrou explicação racional para o UFO de Capão Redondo

Até o momento, o resultado das perícias que foram realizadas no vídeo do fenômeno sobrevoando o bairro de Capão Redondo representa uma legítima manifestação aérea desconhecida. Não se sabe o que é. Sua natureza segue em aberto.

Sendo assim, é inevitável perguntar: será que esta aparição poderia ser enquadrada em um objeto de procedência de uma inteligência extraterrestre? Por mais que alguns ufólogos desejem, a verdade é que não existem dados abalizadores para confirmar essa hipótese como correta.

Se a aparição não está pra o aquém e nem pra o além cosmos, talvez ele pudesse ser enquadrado como um fenômeno terrestre atualmente desconhecido pela ciência? É aí que entra algo a mais nessa equação do enigma.

Capão Redondo e a filosofia de Pietro Ubaldi

Pietro Ubaldi
O filósofo italiano Pietro Ubaldi

Tomando por base a filosofia do italiano Pietro Ubaldi (1886-1972), é possível lançar ao debate uma hipótese exótica de que este fenômeno poderia ser classificado como um relâmpago globular — porém, não exatamente como a ciência hoje os conhece, estuda e os compreende.

No seu egrégio livro A Grande Síntese: síntese e solução dos problemas da ciência e do espírito  (Instituto Pietro Ubaldi, 1997), no capítulo chamado “A eletricidade Globular e a Vida”, o filósofo explana sobre os relâmpagos globulares e descreve algo que a ciência atual ainda não aceita como algo catalogado e, por conseguinte, comprovado.

Diz o pensador, entre outras asseverações, que os relâmpagos globulares eram numerosos no passado remoto do planeta Terra e que atualmente o vemos raramente, devido a seu arrefecimento ao longo dos tempos.

Na página 182 desta edição, Ubaldi assevera que o relâmpago globular é a primeira unidade protoplasmática da vida, existência dotada de um rudimentar psiquismo diretor.

Sim, segundo sua filosofia — que segue correntes espiritualistas e universalistas — os relâmpagos globulares não seriam algo limitadamente ordinário como um mero relâmpago, um fenômeno natural puramente eletromagnético que tão bem conhecemos (e disso a ciência atual já sabe), e nem se limitaria às várias hipóteses lançadas hoje pelos cientistas, entre elas a formação esférica de plasma altamente ionizado.

Se adotarmos o fundamento teórico de sua filosofia como expressão real da natureza, mesmo sabendo que a ciência atual não descobriu qualquer centelha de vida nos relâmpagos globulares, a manifestação aérea surgida no bairro paulista de Capão Redondo poderia ser uma visão que confundiu os ufólogos a pensar ser uma nave de uma civilização extraterrestre com movimentos inteligentes. Porém, na sua tese filosófica este fenômeno seria tão-somente um primitivo ser vivo terrestre.

Enfim, o Universo é um grande mistério e quem garante que já compreende todos seus enigmas tem que demonstrar inequivocamente o que é e o que não é. O tempo dirá se a filosofia de Pietro Ubaldi será confirmada algum dia pela ciência. Talvez, antes disso, a mesma ciência encontre uma solução bem simplória e acertada para o avistado e registrado em filme no bairro paulista.

Assista ao vídeo

Relembre o vídeo do UFO de Capão Redondo, em São Paulo:

Referências

[1] BORGES, Alexandre de Carvalho. O UFO de Capão Redondo e os raios bola. Além da Ciência, 1998. Disponível em: < https://www.alemdaciencia.com/o-ufo-de-capao-redondo-e-os-raios-bola>.

[2] COVO, Claudeir; VARELA, Ricardo. A sonda de Capão Redondo. INFA, 1998. Disponível em: <http://www.infa.com.br/sonda_de_capao_redondo.html>.

[3] GRIGORIEV, A. I.; Y. OHTSUKI H. (Ed.). Statistical analysis of the ball lightning properties. Science of Ball Lightning. Singapore: World Scientific Publishing Co., p. 88–134, 1988.

[4] UBALDI, Pietro. A Grande Síntese: síntese e solução dos problemas da ciência e do espírito. Tradução de Carlos Torres Pastorino e Paulo Vieira da Silva. 19. ed. Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes: Instituto Pietro Ubaldi, 1997.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

2 COMENTÁRIOS

  1. ta na cara que é um balão! em determinado momento do vídeo da pra ver que está ventando e o balão é arrastado pela corrente de ar!
    O povo fica tão crente querendo ver algo que realmente acredita ser!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui