Parece ficção científica, mas é real. O pouso em Marte do rover Curiosity da agência espacial norte-americana NASA é o estado da arte da tecnologia robótica espacial.

Veja, abaixo, um vídeo com uma animação computadorizada das etapas da chegada na órbita do Planeta Vermelho até o pouso, justamente o momento mais delicado e perigoso da missão, quando o rover fica suspenso por cabos até tocar o solo marciano.

Parece filme de cinema, mas é pura tecnologia de ponta a olhos vistos, e nós gostamos dela.

 

Na esteira dos reais avanços científicos, que certamente acontecerão com a chegada e desenrolar dessa tecnologia, infelizmente está aberta a temporada para os conspiracionistas e vendedores de inexistentes mistérios marcianos aparecerem com seus “achados”, vendendo produtos burlescos de falsas descobertas e enchendo seus bolsos de dinheiro. Onde há o luxo há o lixo, porém eles são insignificantes.

Esquema mostra os diversos equipamentos científicos do rover Curiosity (Crédito: NASA/JPL)
Alexandre de Carvalho Borges
Físico pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui