A famosa fotografia que mostra um UFO no formato triangular, obtida durante a onda belga de avistamentos que ocorreu no final da década de 80 e início de 90, era falsa. Essa fotografia, captada na Bélgica em 4 de abril de 1990, é um clássico da ufologia mundial e estampa em diversas publicações como uma fotografia autêntica.
Depois de 21 anos de ela ter sido obtida, o fotógrafo e autor da foto confessa publicamente a fraude. Sua explicação: o UFO triangular era simplesmente uma maquete com lâmpadas. [1]
Mais um dos épicos casos da ufologia desaba, e com ele a ufologia recebe um duro golpe na tentativa de obter provas físicas autênticas da evidência de naves espaciais visitando o planeta Terra.
Fraude difícil de ser detectada
Essa fotografia tem uma peculiaridade que dificultou ser desmascarada até hoje. Ela foi batida contra um fundo preto e não apresenta qualquer ponto de referência do ambiente. Ao analisar a fotografia, os especialistas ficaram sem estimativa de distância entre o fotógrafo e o objeto. Quem a validou pensou que este objeto estava muito longe da câmara, no céu.
Na época, o fotógrafo alegou ter visto o objeto à noite e disparou sua máquina para captá-lo. No entanto, conforme confessa hoje, em 2011, o objeto estava bem próximo dele, sendo um objeto real, mas de pequenas dimensões. A fotografia em si não era um truque, uma montagem, o que passou incólume em testes para detectar este tipo de burla.
A confissão de uma fraude
Sem nenhum arrependimento de ter feito uma fraude e enganado todas as pessoas, o fotógrafo de nome Patrick (sobrenome não foi divulgado) conta que pensava “que alguém iria logo perceber que esta era a imagem de uma maquete. Pelo contrário, ninguém percebeu nada”.
E por que Patrick somente revelou o segredo agora, depois de mais de 20 anos? Bem, ele disse que “devia ser dito mais cedo ou mais tarde”, e pediu desculpas aos que acreditaram nessa brincadeira.
Ele deixou a coisa rolar por mais de 20 anos. Pesquisadores que conseguiram reproduzir a fotografia e indicar que tudo não passava de uma farsa, sempre foram insultados por deslumbrados discovoadoristas, algo que sempre acontece nesse meio.
De qualquer forma, a culpa não foi de ninguém. A fotografia foi validada pelo relato convincente da testemunha que a obteve e pelos acontecimentos da época. A onda belga pipocava ao redor, com centenas de testemunhas relatando avistamentos de UFOs em um curto espaço de tempo.
O momento especial que essa fotografia foi apresentada ao mundo levou a todo mundo acreditar que ela era real. Era um contexto do momento, um pano de fundo, que levou as pessoas a validar essa fotografia. Se ela fosse apresentada fora de um contexto apelativo como esse, dificilmente ela teria a fama com que tem hoje — ou melhor, tinha.
A SOBEPS foi enganada
A Sociedade Belga para o Estudo de Fenômenos Espaciais (SOBEPS), hoje renomeada para COBEPS — de Comitê — analisou a foto de Patrick na época e investigou as centenas de relatos de testemunhas que afirmaram ter visto algo estranho no céu durante a onda.
Ela publicou dois compêndios — dois livros — sobre essa onda. [2][3] O mais triste hoje é que as capas desses dois livros são justamente essa fotografia do UFO triangular.
Estes livros, publicados em francês, são vendidos ainda no site da COBESP. O difícil vai ser o Comitê explicar aos seus leitores interessados na compra:
“Bem, temos aqui dois livros com quase mil páginas sobre a onda belga. As capas dos dois livros é uma foto de uma fraude confessa e várias páginas dentro dele, que contam a história dessa foto, você deve pular e passar adiante”. A vida dos pesquisadores de fenômenos aeroespaciais anômalos realmente é difícil.
O presidente da COBEPS, Patrick Ferryn, tratou logo de dizer que a recente confissão de fraude encerra o mistério dessa fotografia, mas não descarta o testemunho das outras centenas de pessoas da onda belga, que durou meses. [4]
É verdade, mas mesmo estes relatos são bem criticados por outros investigadores, que consideram que alguns avistamentos eram apenas a visão de helicópteros à noite. Entretanto, ainda restam alguns relatos que não puderam ser explicados por meios ordinários.
Referências
[1] Le mystère du célèbre OVNI des années 90 élucidé: “Une supercherie”. RTL.be, 26 juil. 2011. Disponível em: <http://www.rtl.be/info/belgique/faits-divers/le-mystere-du-celebre-ovni-des-annees-90-elucide-une-supercherie–240323.aspx>.
[2] SOBEPS. Vague d’OVNI sur la Belgique: un dossier exceptionnel. Bruxelles: SOBEPS, 1991.
[3] SOBEPS. Vague d’OVNI sur la Belgique 2: une énigme non résolue. Bruxelles: SOBEPS, 1994.
[4] Le faux OVNI “ne remet pas les autres en cause”. RTL.be, 26 juil. 2011. Disponível em: <http://www.rtl.be/info/belgique/faits-divers/le-faux-ovni-ne-remet-pas-les-autres-en-cause–240396.aspx>.
Cara, dá vontade de chorar tamanha humilhação. Eu fico pensando no Patrick, da SOBEPS, coitado do cara. Ele havia dito, na época, que achava a foto falsa. Ele fez até uma maquete e tirou várias fotografias para comparar. Como o ‘slide’ foi enviado a especialistas que descobriram até um “campo de força” em torno das luzes, ele acabou acreditando e endossando a imagem. E eu também acreditei. É muito triste isso. Ainda bem que tudo foi revelado. Agora, a “Onda Belga” aconteceu, ninguém pode negar isso.
a foto pode ser falsa mas o objeto q vi em 1989 era exatamente igual ;e pelos relatos q li nos sites muita gent viu a mesma coisa ..
Pra mim a farsa de vdd é essa “confissão”. Me faz lembrar muito aqueles dois senhores da Inglaterra que confessaram que eram os responsáveis pelos círculos nas plantações.
Lembrando do caso de Varginha, a família das meninas receberam a visita de homens que diziam ser a mina de ouro e ordenaram que elas falassem que tudo o que viram era mentira. Mas, elas não queriam se passar por mentirosas. O assunto OVNI é muito complexo.
Como já disse o pesquisador Ubirajara Rodrigues, a visita dos tais “MIBs” seria de religiosos, pastores fundamentalistas, sem nenhuma relação com o governo ou exército.
Ja pensaram que o tal fotógrafo pode ter sido ameaçado por lideres do governo Belga ou por outras pessoas, e forçado a dizer que sua foto real na verdade não passa de uma montagem??? Ameaçando ele de morte, ou quem sabe até lhe dando mais dinheiro que a mídia lhe deu todo esse tempo??
20 anos depois de tirada? O sujeito Patrick apenas apareceu contando que foi um truque fotográfico. Até a SOBEPS, que defendeu a foto por duas décadas, aceitou a confissão sem apelar para teorias da conspiração mirabolantes.
Troquei o nome do Patrick, pelo Alexandre. Minhas descupas.
I think that the UFO stories are ralely cool, I have heard a lot of them, I love it, I think that in the universe the life has more technology that it the reason why I can say the strange UFOs in our sky!22dd
Está faltando saber como a maquete foi construída, processo de iluminação, forma e textura tridimensional utilizada. E, sem dúvida, a maquete tem que ser mostrada para nós, o Público. Não vá me dizer que não sabe mais onde a maquete foi parar?
A característica da foto é bem parecida com OVNIS triangulares observados, inclusive pelo meu sobrinho numa madrugada nos céus de Guarulhos-SP, em 2010, mais para o lado da serra da Mantiqueira. Gostaria de saber o que o Alexandre olhou antes de “fazer” a maquete.
Muintos irão aparecer dizendo que isto e aquilo é ou éra mentira ou armação o que importa é no que créio e o que sei, e eu sei o que vi e o que senti quando tive minha experiência aos seies anos de idade quando tive meu maravilhoso avistamento.
Essa revelação? não muda nada. Essa foto é apenas um dos vários fatos e aspectos dos acontecimentos da Onda Belga. O acontecimento esta bem documentado por varias testemunhas e, principalmente, pela força aérea Belga. Essa foto não é a prova do que aconteceu, para mim sempre foi apenas um detalhe alegórico.
As pessoas tende a um pensamento em ?bloco?, onde todo o argumento fica dentro de uma caixa de certeza. Se um dos argumentos ou parâmetros deixa de ser verdadeiro, tendem a ignorar todo o resto que esta na caixa. É como um sinal de falso negando todas as possíveis verdades. Esse tipo de logica entre os ?céticoides? – sempre humilhados pela própria ciência e avanço tecnológico – é tão corriqueiro e simplista que chega a irritar.
Essa foto por si só nunca provou nada, nem antes e muito menos agora.
Cláudio,
Essa fotografia era considerada (e ainda é) por muitos ufólogos como uma das maiores provas físicas da existência de naves espaciais nos visitando. Ela vai além da onda belga. A confissão de fraude é mais um baque na busca de provas físicas da existência de naves extraterrestres.
Por si só, ela realmente não prova nada: é apenas um objeto contra um fundo escuro, impossibilitando de sabermos se ele está no céu ou a um palmo do fotógrafo.