O programa de rádio e também podcast Fronteiras da Ciência volta em sua quinta temporada neste ano de 2014. Tratando o conhecimento científico em alto nível e visando compreender os limites entre a ciência e o mito, o programa é composto de três professores universitários que debatem sobre algum tema da ciência ou da pseudociência.

O projeto é uma iniciativa do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do departamento de Biofísica da mesma universidade.

(Crédito: Divulgação)

Você pode sintonizá-lo pela rádio da Universidade (AM 1080 kHz) ou baixar as gravações em formato mp3 diretamente do site. Alternativamente, poderá ouvi-lo em seu aparelho portátil via assinatura no iTunes.

Pessoalmente, já ouvi os mais de 150 episódios transmitidos até hoje, inicialmente lançados desde 2010. Cada gravação do programa tem uma duração média de 30 minutos.

Os três físicos, Marco Idiart, Jeferson Arenzon e Jorge Quillfeldt, transmitem a ciência de forma direta, séria e profunda, promovendo o conhecimento científico. Em alguns episódios eles desmontam os clássicos mitos da pseudociência, como a astrologia, a ufologia e os florais de Bach.

Em alguns programas, convidados são recebidos para entrevistas, tais como professores e especialistas em diversas áreas, expandindo o leque de temas para outras áreas além da física.

Este é um programa distinto de ciência, não somente pela alta qualidade do conteúdo, como também pelo inegável conhecimento científico dos oradores e a vontade de realizar algo diferenciado em termos científicos no Brasil.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui