Desde que o planeta Marte tem sido explorado pelas missões espaciais, os promotores de teorias da conspiração têm especulado as mais diversas histórias sobre a possibilidade deste planeta abrigar ruínas de uma antiga civilização.
Alegações conspiratórias infundadas
Um dos proponentes mais conhecidos destas especulações arqueológicas marcianas é o americano Richard Hoagland. Desde que a sonda americana Viking fotografou em 1976 uma região do planeta Marte conhecida como Cydonia, ele acusa os cientistas da NASA de arquitetarem uma campanha de acobertamento e enganação da população.
Suas acusações são baseadas em fotografias obtidas por esta sonda Viking, que mostrariam na região de Cydonia o que aparentava ser uma gigantesca “face” humana, e também em outras fotografias de algumas formações com aparente formato de “pirâmide”.
Ele acusa os cientistas da agência espacial americana de não reconhecerem publicamente que estas “estruturas” seriam construções artificiais erigidas por inteligências marcianas do passado.
Hoagland é um conspiracionista que promove todo tipo de absurdo sobre o planeta Marte, apesar de nunca ter tido nem uma sequer de suas extravagantes alegações comprovadas por cientistas sérios. Na verdade, o contragolpe tem sido uma constante em sua vida quando se aventura a falar sobre o Planeta Vermelho.
Suas acusações conspiratórias já foram refutadas por renomados astrônomos, entre eles o americano Phil Plait, criador do lendário site Bad Astronomy, que desmascara a pseudoastronomia que paira sem fronteiras por aí.
Hoagland alega que a região de Cydonia teria uma geometria particular, interligando a “face” e as “pirâmides” em uma série de ângulos que, segundo ele, somente poderia ser explicado pelo resultado de uma intencional construção inteligente. Ou seja, no passado do planeta Marte os marcianos teriam colocado a mão na massa e construído uma civilização, que resiste em ruínas até hoje.
Ângulos aleatórios e matemática pseudocientífica
Agora, o astrônomo, mestre em astrofísica e doutor em geofísica estadunidense Stuart Robbins, que também apresenta o podcast Exposing Pseudo Astronomy (Expondo a Pseudoastronomia), checou as alegações apresentadas por Hoagland da região de Cydonia, especialmente dos seus cálculos matemáticos que defendem que a “estrutura” em formato de “pirâmide”, conhecida como D&M, seja uma construção artificial.
Segundo as análises efetuadas por Stuart, além de muitos dos ângulos apresentados por Hoagland estarem errados, não há nada de especial na matemática envolvida nessas formações: elas não apresentam nada além do que a simples aleatoriedade numérica pudesse nos fornecer.
Em resumo, o que Richard Hoagland e sua turma vendem aos quatro cantos pode ser facilmente classificado como subproduto do mero acaso numérico.
Veja no vídeo abaixo as animações da análise do cientista Stuart. Caso não entenda o inglês, ative a legenda do vídeo para traduzi-lo. Stuart fez a transcrição da sua fala e a inseriu como uma legenda em inglês. A tradução desta legenda ao português pelo sistema Youtube é mais legível do que se ela fosse efetuada pelo recurso da tradução automática da voz.
Seríamos nós os marcianos?
Brincar com a fantasia é um exercício permitido quando encaramos esta tarefa como uma licença poética. Porém, as descobertas alcançadas pela exploração espacial já são fascinantes por si; não precisamos de pseudociência de baixa qualidade para tornar o mundo mais atraente.
Independente de essas formações naturais, como a “face” e a “pirâmide”, não serem construções artificiais edificadas por inteligências marcianas, ainda há por parte do meio científico especulações sobre a nossa própria origem aqui no planeta Terra: seríamos nós os marcianos?
Teria existido uma civilização avançada que habitou o passado remoto no planeta Marte e que, por alguma espécie de problema, como o aumento gradual da volatilidade de sua atmosfera e a consequente escassez de água, essa civilização resolveu explorar o cosmos em busca de sobrevivência?
O que é a “face” de Marte?
Antes que nos esqueçamos: a popular “face” de Marte não é nenhuma construção artificial arquitetada por inteligências marcianas; esta formação é apenas e tão somente um acidente geográfico conhecido como mesa, e que está erodida pela ação do tempo.
Apesar de até hoje não ter sido encontrado absolutamente nada no solo do planeta Marte que remeta a um artefato manufaturado por mãos que não sejam as nossas, conspiracionistas que ganham dinheiro vendendo inexistentes mistérios marcianos continuarão lucrando com a credulidade e ignorância científica das pessoas.
Referências
[1] HOAGLAND, Richard C. The monuments of Mars: a city on the edge of forever. 5. ed. Berkeley: Frog, Ltd, 2002.
[2] MALIN, Michael C. Observations of the “Face on Mars” and similar features by the Mars Global Surveyor Orbiter Camera. Malin Space Science Systems, Inc., 1995. Disponível em: <http://www.msss.com/education/facepage/face_discussion.html>.
[3] PHILLIPS, Tony. Unmasking the Face on Mars. Science NASA, 24 May 2001. Disponível em: <http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2001/ast24may_1/>.
[4] PLAIT, Phil. Face to Face. Bad Astronomy, 2004. Disponível em: <http://www.badastronomy.com/bad/misc/hoagland/face.html>.
[5] ROBBINS, Stuart. The Cydonia region of Mars. Exposing PseudoAstronomy Podcast, 31 May 2014. Disponível em: <http://podcast.sjrdesign.net/shownotes_V01.php>.
não se apegue muito às “mesas” de Cidônia não… Marte inteiro é carregado de coisas mal explicadas pelos normalistas. Pirâmides e outras estruturas artificiais apinham o planeta, isso sem falar que há resquícios de guerra nuclear com presenças de urânio, tório e o potássio-40 inclusive defendido por cientistas de renome como John E. Brandenburg, doutor em Física de Plasma e Propulsão. https://g.co/kgs/h2uyFz
quero também fazer uma correção a uma má informação dita sobre o astronauta Buzz Aldrin. eu havia dito que ele é um defensor da realidade extraterrestre e isso não é bem verdade. ele tem sido um admissor desse fenômeno ao reconhecer as experiências envolvendo ufos em sua carreira. na verdade o astronauta das missões Apollo que tem sido um árduo defensor e delator inclusive dos fenômenos avistados na Lua foi Edgar Mitchell que também é engenheiro e gerou a confusão. na verdade, ex-integrantes da NASA que dedicam suas vidas a contar a verdade sobre os acobertamentos da NASA são muitos. aí você me taxa de conspiracionista, como se isso inclusive não existisse. mas está feita a errata.
ainda estou esperando você e o Doutor Stuart refutarem as provas matemáticas e geomagnéticas destes sites:
http://users.starpower.net/etorun/pyramid/geometry.html
http://www.soulsofdistortion.nl/D&M%20Pyramid.html
Então espera deitado. Nem você leu o que está escrito aí. Nem você sabe do que se trata pra falar em “provas matemáticas”. Você é só mais um curioso que está googlando e encontrando qualquer coisa na internet.
outra coisa, responde mais rápido. faça como eu tenha as palavras de prontidão… não fique tentando refutações vãs fazendo pesquisas sobre os nomes e afirmativas citados pois além de não estar dando certo pra você ainda mostra a sua inaptidão sobre a questão. façamos a discussão fluir nesse seu cemitério cibernético.
Não sou desocupado como você. Só respondo quando quero e a quem quero. Um Zé ninguém como você já ganhou muito minha atenção, algo que você desejava.
você acha sinceramente que estou aqui apenas pelo prazer de te dar a contra prova dessa sua falácia torpe contra os maiores indícios de vida extraterrestre inteligente já encontrado em outro planeta? estou aqui para permitir que outro viajante acidental como eu não veja seu diagrama de números aleatórios e pense que se trata de uma prova matemática de qualquer coisa contra a legitimidade das ruínas de Cydonia. que oxalá inclusive essa discussão fique postada para minhas alegações serem vistas. eu te apresentei várias provas, inclusive matemáticas, porém duas delas você apagou. mas que fique o incentivo ao questionamento lógico pelo menos. sinceramente eu torço para que pessoas como você estejam vivas quando isso que disse aqui for devidamente divulgado oficialmente pela ciência.
Você apareceu aqui, conspiracionista, pra passar vergonha. Seus “maiores indícios de vida extraterrestre inteligente já encontrado em outro planeta” são apenas estudos fajutos de Marte de conspiracionistas — que já foram detonados há anos. Não apaguei nada. Todas suas tolices estão publicadas aqui.
outra coisa vi que você postou um link vídeo desse embusteiro científico chamado “Stuart” que está hospedado em um canal com quase o mesmo nome que o seu site cujo trabalho que você diz fazer (sem utilidade nenhuma a não ser desafogar seus dogmas mentais). esse canal se chama “além da realidade” que é carregado de vídeos sobre “transcomunicação”.por acaso é você que o mantém também?!?!? porque em afirmativo o colapso de pertinência será total…
Embusteiro é você, um Zé ninguém. O nome dele é Stuart Robbins, astrônomo com PhD em geofísica. Quer o curriculum dele? Vai aqui e chora sentado: https://about.sjrdesign.net/files/CV_Short_Robbins.pdf
O vídeo é repostado do site dele. Não gostou, mas está aqui o dia todo no meu site.
tá bom cara, tudo bem. então por gentileza ao invés desse currículo estrondoso mostre a monografia feita por este Doutor Stuart onde ele transforma números simbólicos e resultados certeiros de poliedros regulares em números aleatórios, contrariando todos os axiomas de Euclides, Euler, Platão e Pitágoras. quero entender como alguém pode provar alinhamentos e figuras geométricas e correlações estelares sejam mera obra do acaso. tenho pena de quem joga no lixo uma vida inteira para tentar em vão comprovar respostas convenientes e fugazes. e principalmente se isso veio de terceiros. quero te dizer que todas essas personalidades jamais me fizeram os seguir. eu sigo minhas pesquisas e me baseio naquilo que me ajude a obter respostas às meus questionamentos e se um estudioso me instiga a fazer um aprofundamento eu sigo minha própria razão enquanto estiver alinhada com a dele. quando não estiver estou pronto para duvidar ou até discordar dele. eu não sou um zé ninguém meu caro, sou editor audio-visual profissional, designer gráfico, mexo em mercado financeiro, sou investidor agressivo e ainda tenho várias noções em ocultismo iniciático onde tento fazer a fé trazer respostas à luz da racionalidade. não preciso nem ser um bocó religioso cheio de dogmas e nem ser um ateu cristalizado racional que não acredita em nada além dos sentidos físicos. pode ter certeza que isto aqui foi muito construtivo para mim.
Quando um artigo tem referências — como este meu — o leitor que quiser conhecer mais sobre o tema deve consultá-las. Você sequer leu integralmente o meu artigo. Sequer leu, repito. Sequer viu o vídeo. Deu provas claras disso. Esse trabalho não se limita ao astrônomo Robbins. O foco deste meu brevíssimo artigo foi descrever o trabalho em vídeo dele sobre as “pirâmides” em Cydonia porque ele havia acabado de publicar naquela data, mas vai bem além em outros estudos. Consulte as referências. É incompleta, óbvio, mas é um começo.
ahhh… sobre o rosto de Marte.. não é apenas uma questão de simetria bilateral perfeita numa estrutura “geológica natural” ser inverossímil pra não dizer virtualmente impossível. há também outra mega inverossimilhança presente num alinhamento direto entre a D&M e o centro da figura: o eixo meridiano central que “coincide” com o vértice do poliedro caminha diretamente para o meio da “mesa natural”. cooooooooooooomo a natureza é meticulooooooosa não é mesmo?!?!!?!??!?!??!?!?!?!?! passar bem meu caro.. 😉
Aham, super matemático. Você é bem deslumbrado. Vai nas referências do meu texto e leia o trabalho do astrônomo Phil Plait. Tenha bons sonhos.
http://www.badastronomy.com/bad/misc/hoagland/index.html
te apresentei matemática e você me mostrou um site com as mesmas palavras torpes que você usou aqui. um site de outro idiota que não fez nada além de ofender um proponente à legitimidade das ruínas com afirmações sem apresentar contra-prova. pra piorar o cara diz que viu o rosto de um “chimpanzé” numa digressão desesperada para tentar burlar o raciocínio lógico de que independentemente do que o rosto se pareça, se macaco, humano, ou humanóide, tem simetria com base fundamental definida com linearidade clara e traçados uniformes. é muita forçação de barra um imbecil atribuir pareidolia a uma figura que não precisa de nenhuma sugestão mental para parecer artificial. basta refutar as contas feitas. e como a defesa dessa tese das ruínas se resumisse a Hoagland (uma figura controversa que jamais defendi aqui). e como se o rosto humanóide fosse a questão única da região – Cidônia é um complexo inteiro mal explicado pelos aleatoristas de plantão. a coisa mais xula, vulgar e pueril que você pode dizer à recorrências mal explicadas meu caro é que tudo não passa de coincidência.
Seu nível é baixo, de gentalha, e você é só mais um débil de internet pra chamar o astrônomo e divulgador científico Phil Plait de “otário” e “imbecil”. E basta ver o horário que postei meu comentário e o horário que você me respondeu pra constatar que você sequer passou 5 minutos no site dele, onde dispõe de vários textos que você sequer leu.
E tem muito mais sobre Cydonia e Hoagland no site do astrônomo Robbins: http://podcast.sjrdesign.net/tree.html, mas do que adianta se você sequer lê. Viva com sua fantasia da artificialidade do “rosto” de Marte e da “cidade” de Cydonia e seja feliz.
a ESA já comprovou a existência de rios e mares em Marte além presença de metano (esse não garante nada mas aponta) que associado a vários fatores tem tudo para a vida humana florescer, mesmo que respirando mais N2 que nós (se duvida disso também posso citar provas).
https://canaltech.com.br/espaco/esa-mostra-mais-provas-de-que-marte-um-dia-ja-teve-rios-em-sua-superficie-133453/
jamais disse que vi canais artificiais em Marte, falei em estruturas artificiais geométricas, logo você está tendo mais um lapso.
Estudos demonstram que rios e mares existiam em um passado remoto de Marte, não agora. Quem sabe vida também. Nunca neguei isto. Só alguém que não sabe interpretar texto pra tentar desdizer o que nunca disse.
ah você negou sim… você aliás só mostrou ceticismo sobre o tema vida marciana, principalmente a inteligente e pra piorar disse que nada foi encontrado em relação a um passado com elementos apropriados à vida em Marte assim como na Terra. ou acha que perderia meu tempo em te mostrar a opinião lógica mínima de vida rudimentar vindo de um cientista da NASA?! a NASA jamais falaria nada sobre geometria e arquitetura alienígena.
ps: você usa um modelo de formulário limitado onde você edita e apaga e reposta suas respostas como bem entender. isso vai do script que você certamente contratou para manter sua propriedade na configuração e aparência do site. então não venha dizer que não disse o que eu afirmei e alem do que algumas coisas você ja subentende na idéia central. você não acredita ainda na vida que Marte já teve e ainda tem… tanto inteligente quanto rudimentar. ponto!
Há atual vida inteligente em Marte? Não!
Pode existir vida rudimentar em Marte na atualidade? Pode!
Foi encontrada? Não!
Você não tem desenvoltura ao interpretar texto, então vou mastigar pra você: eu me refiro que a “face”, a “pirâmide” e essas “construções” em Cydonia não são elementos que comprovem que existiu vida inteligente em Marte no passado remoto, nem atual. Essa que é a fantasia. Não são artificiais. Ponto!
Se existiu vida *inteligente* em um passado remoto de Marte, isto ainda se restringe a especulação, mas não há nenhum elemento que comprove cientificamente a ideia. O planeta Marte pode ter tido condições de vida no passado, mas este pré-requisito não é comprovação que uma civilização tenha se desenvolvido lá. Mas, como você acredita que há lá agora uma civilização de marcianos, o que eu posso fazer com sua fantasia? Viva bem com ela.
E ainda quer pautar como devo desenvolver meu site ao me acusar de algo que nunca escrevi e nunca apaguei no comentário. O que uma falta de interpretação de texto não faz.
“””Há atual vida inteligente em Marte? Não!
Pode existir vida rudimentar em Marte na atualidade? Pode!
Foi encontrada? Não!”
na sua visão de crer somente naquilo que é patenteado e distribuído, pode ser que não mesmo.
“””Você não tem desenvoltura ao interpretar texto, então vou mastigar pra você: eu me refiro que a “face”, a “pirâmide” e essas “construções” em Cydonia não são elementos que comprovem que existiu vida inteligente em Marte no passado remoto, nem atual.””””
desenvoltura para me explicar o que já ficou claro com minhas próprias palavras? você é um otário que ainda crê na solidão cósmica dos terráqueos. não acredita nem nas provas já achadas na Terra e tampouco nas de Marte, seja ela rudimentar ou senciente. eu disse isso diversas vezes e você ainda teve o despautério de dizer que não desacreditava e ainda apagou a contradição.
“”””Essa que é a fantasia. Não são artificiais. Ponto!”””
Bravata, ponto!!!
“””Se existiu vida *inteligente* em um passado remoto de Marte, isto ainda se restringe a especulação, mas não há nenhum elemento que comprove cientificamente a ideia.”””
e que elemento seria? fósseis marcianos encontrados pela paleontologia?! esse é o seu legado de realidade e inteligência?! por isso os alienígenas ainda se escondem desses proto-humanos.
“””O planeta Marte pode ter tido condições de vida no passado, mas este pré-requisito não é comprovação que uma civilização tenha se desenvolvido lá.””” jamais disse que isso seria suficiente. disse claramente que você não aceita isso como realidade, mesmo que todos os indícios de Marte ter sido Terra fértil e cheia de vida já tenha sido defendido e confirmado inclusive por nomes que você respeita como James L. Green e Travis S. Taylor (vide Alienígenas do Passado, 13ª Temp, episódio 15 e confira você mesmo) =)
“na sua visão de crer somente naquilo que é patenteado e distribuído, pode ser que não mesmo.”
— Eu trabalho com ciência. Seu alicerce é em teorias conspiratórias. Há uma abissal diferença entre nós.
“você é um otário que ainda crê na solidão cósmica dos terráqueos.”
— Como uma pessoa pode ser tão desonesta e mau-caráter pra atribuir algo que nunca disse? Eu desafio este desocupado a citar uma única frase em todo meu site (ou em qualquer lugar) onde tenha defendido isto.
“não acredita nem nas provas já achadas na Terra e tampouco nas de Marte, seja ela rudimentar ou senciente. eu disse isso diversas vezes e você ainda teve o despautério de dizer que não desacreditava e ainda apagou a contradição.”
— Não foram achadas provas de vida em Marte, nem rudimentar quanto mais inteligente. Tuas “provas” são de estudos fajutos de conspiracionistas que você só leu o título, e como bem ficou comprovado aqui, sequer conhecia a formação dessas pessoas. Não apaguei nada. Todas tolices que você falou estão aqui.
“Bravata, ponto!!!”
— Tem que aprender inglês primeiro pra ler os artigos que desmancham a artificialidade. Antes disso você só consegue entender o título.
“e que elemento seria? fósseis marcianos encontrados pela paleontologia?! esse é o seu legado de realidade e inteligência?! por isso os alienígenas ainda se escondem desses proto-humanos.”
— Não vai ser com os estudos fajutos do seu guru Hoagland que você comprova vida inteligente em Marte. Pra constatar vida rudimentar a ciência enviou e ainda enviará para Marte missões espaciais que custam bilhões de dólares. Foi com esse objetivo que acabou de lançar o rover Perseverance. Não é com sua credulidade xiita em conspiração que se constrói conhecimento científico.
“jamais disse que isso seria suficiente. disse claramente que você não aceita isso como realidade, mesmo que todos os indícios de Marte ter sido Terra fértil e cheia de vida já tenha sido defendido e confirmado inclusive por nomes que você respeita como James L. Green e Travis S. Taylor (vide Alienígenas do Passado, 13ª Temp, episódio 15 e confira você mesmo) =)”
— O planeta Marte pode ter tido condições de vida no passado. Isto é patente na astronomia. Só um leso conspiracionista pode deturpar o que falei.
bem se vê quem não conhece quem se segue. eu conheço todos, já você não. Travis Taylor pro seu governo não só é defensor da vida em Marte como tem até um passatempo de escrever livros de ficção científica onde Marte é o cenário principal. talvez queira visitar uma referência aqui: https://www.goodreads.com/author/show/122926.Travis_S_Taylor
depois ele também se especializou no mesmo que Wayne Herschel ou seja em decodificação de geóglifos que vc delira em atribuir a causas naturais. certamente não sabe que ele esteve em um dos episódios de The Curse of Oak Island onde traça paralelos de formações astronômicas é com o próprio arquipélago, nem é com formações visivelmente artificiais ou geométricas como a de Cydonia Mensae. você em vão tentou desclassificar Herschel dizendo que qualquer um faz isso… então me cite alguém fez fez algo parecido (te garanto que Hoagland não fez, então tente de novo).
padrões astronômicos em construções antigas remontam às dezenas na Terra meu caro, basta pesquisar no Google Earth sítios Maias e Egípcios entre outros como Gobekli Tepe. logo, muito se vê como você conhece de artificialidade ou não pois nem desenhando com linhas quase matemáticas você não entende… pra mim só pode ser duas coisas: burrice, ou cegueira voluntária. então provar pra você seria questão de lavagem cerebral e não de análise racional.
*no vídeo de Wayne e acabei ali mesmo por satisfazer sua proposta de provar uma alegação. ele provou por a+b+c+d+e+f+g
https://www.youtube.com/watch?v=5V0U1ZuXIyw&t=72s
**mostre sua contra-analise.
aqui está o episódio onde Taylor faz exatamente o que falo: correlacionar recorrências inexplicadas pela aleatoriedade a um fenômeno inteligentemente direcionado:
https://www.facebook.com/watch/?v=927581141033531
alias, nisso Wayne Herschel foi ainda mais preciso, mas cito Taylor porque ele é carregado de formaturas na área de ciências exatas. os sinais de Cydonia são muitas vezes mais precisos que Oak Island.
se não tiver conta no Facebook é só checar aqui:
https://www.dailymotion.com/video/x77x6k2
“bem se vê quem não conhece quem se segue. eu conheço todos, já você não. Travis Taylor pro seu governo não só é defensor da vida em Marte como tem até um passatempo de escrever livros de ficção científica onde Marte é o cenário principal. talvez queira visitar uma referência aqui:”
— Ora vejam, quem te informou de que ele era também escritor de ficção científica foi eu, não você a mim.
“depois ele também se especializou no mesmo que Wayne Herschel ou seja em decodificação de geóglifos que vc delira em atribuir a causas naturais. certamente não sabe que ele esteve em um dos episódios de The Curse of Oak Island onde traça paralelos de formações astronômicas é com o próprio arquipélago, nem é com formações visivelmente artificiais ou geométricas como a de Cydonia Mensae.”
— O que ele faz não tem relação alguma com as falsas construções artificiais em Marte que você falsamente e mentirosamente atribuiu a ele ao dizer que ele era “desenvolvedor de estudos avançados sobre correlações astronômicas entre as construções de Marte e da Terra entre si e entre as estrelas”. Taylor está fazendo nada mais do que arqueoastronomia aqui da Terra mesmo, onde povos antigos erigiam monumentos com base na observação dos astros pra contagem do tempo, de ciclos etc.
já respondido em outro comentário. nada sabe sobre Travis. ainda que FOSSE somente averiguar astroarqueologia (que você diz que é só isso como se fosse fácil e você demonstrasse quaisquer conhecimentos) o contexto é o mesmo, a finalidade é a mesma. não precisa alias ensinar pra mim deixa eu te ensinar: povos antigos (acredito que tenha dito nativos. não é o que está subentendido?) não erigiam nada pois ninguém jamais conseguiu e nem conseguirá provar que eles tenham conseguido erguer estruturas complexas com alinhamento astronômico preciso (algo que você aliás negou e apagou onde disse que não havia tal alinhamento, a saber o das Plêiades, nem em Marte nem em nenhum lugar na Terra) e isso ainda era feito com base nas linhas geomagnéticas da Terra assim como em Marte e ainda respeitando os pontos cardeais. fala agora como se tudo fosse corriqueiro e latente como em qualquer povo do planeta. talvez queira explicar também porque faziam tais alinhamentos… será que era para achar as estrelas no céu?! fique a vontade para argumentar.
O que Taylor está fazendo é arqueoastronomia aqui mesmo do planeta Terra, o que obviamente inclui estrelas e outros planetas do Sistema Solar observados pelos povos antigos. O que você fez foi mentir usando o nome dele ao dizer que ele defende a existência de cidades em Marte. Agora você tenta mudar o que disse anteriormente. Apaguei só em seu delírio. Sua cabeça é que é tão confusa quanto esse seu comentário desconexo.
ah antes que eu me esqueça de suas alegações auto-promocionais e sua falácia bem desinformada sobre os nomes que citei e principalmente sobre Wayne Herschel (rapaz como você tem recalque), me mostre um trabalho SEU sobre o assunto. seria interessante aliás, para mostrar que elucida alguma coisa, você mostrar com argumentos também a recorrência de padrões incomuns sobre uma estrutura complexa como o Leão de Cydonia e principalmente sobre as recorrências astronômicas das estruturas que você no seu lapso cognitivo-compulsivo-cético consegue atribuir a formações “Naturais” (o que seria mais contraditório ainda, pois com tantos padrões, a Natureza teria de ter uma força oculta inteligente para materializar arquétipos em pedra e topografia).
ah e você precisa de tratamento psiquiátrico quanto a sua reação intempestiva e distorcida e imaginária sobre meus comentários sobre Hynek. você pediu nomes de respeito que não fossem charlatães e no final claramente perguntei.
E…e…e…. citei todos reconhecidos e respeitados em seu meio que defendem a realidade extraterrestre como algo presente. caso queira posso encher seu e-mail com provas. quem denta dissertar e mostra uma tese precisa se dar ao respeito de ter um trabalho e não seguir os outros de forma emocional. já discuti com inúmeros idiotas na internet cara, na verdade você é um exercício e um descarrego. sou um pouquinho sádico também, me falta paciência e acabo tendo prazer em bater na cara de boçais.
espero que tenha acuidade intelectual mínima para entender que bater na cara é linguagem figurada do português.
Basta pesquisar no meu site e ver o que já publiquei desde 1997. Meu site é 100% autoral. Já você eu não conheço uma vírgula sequer publicada. Você sequer sabe com quem quer debater. Não conhece meu trabalho e ainda quer me ensinar a missa. Já perdi meu tempo demais com você.
eu te peço desculpas pois eu achei que estava pelo menos conversando com um astrônomo. sinceramente fiquei com pena agora que vi que é só um entusiasta do ceticismo destrutivo. não faço revisão de texto pra escrever pra um cara qualquer e muito menos quanto à morfologia linguística…. mas português é algo que eu te garanto que também sei melhor que você. pode continuar com sua auto-piedade e sua covardia. caso um dia deseje acordar, pratique a auto-crítica.
ps: agora seu site já tem pelo menos um visitante na seção de de comentários.
Um analfabeto em ciência e tiozão do zap com apenas o fundamental completo posando de autoridade com uma empáfia de arder os olhos. Não tem uma vírgula publicada naquilo que se autointitula conhecedor e nem um site, mas demolido em seu próprio fanatismo cai aqui pra tentar diminuir o trabalho dos outros. Um fracassado na vida, nada mais.
ah desculpe meu ato falho… você não é astrônomo. é só um bacharelado em TI. então menos mal para a astronomia. agora que vi também o título “Além da Ciência” (um tanto irônico e apropriado). é um ato falho meu não olhar com quem estou discutindo. eu superestimei você.
aaaahhh a Lua… a Lua não é nada senão um contrapeso astronômico colocado nessa órbita para equilibrio planetário e sistêmico. leve demais e grande demais para ser satélite natural de um planeta como esse. tem inúmeras crateras que não parecem crateras e inúmeras fissuras retas beeem peculiares e geologicamente NADA tem a ver com a Terra. ainda não sei o que ela é… mas sei o que decididamente ela NÃO é! averiguar isso dentro da ciência é relativamente fácil… comece observando a Lua com vídeos amadores não editados dela e começará a ver algumas evidências do que eu disse. o resto você usa eliminação lógica daquilo que ela não tem nada pra ser e já começa a descobrir o que está “Além da Ciência”.
Você sequer conhece seus gurus. Sequer sabe que Wayne Herschel não é astrônomo nem cientista. A julgar pela pontuação precária que utiliza em seus comentários, suspeito que tenha apenas o fundamental completo.
“a Lua é leve demais e grande demais para ser satélite natural de um planeta como esse. tem inúmeras crateras que não parecem crateras e inúmeras fissuras retas beeem peculiares e geologicamente NADA tem a ver com a Terra”
Aham, de uma certa forma eu adoro esses tiozões do zap brincando de astronomia. Eu me divirto, confesso.
SE QUISER LER LEIA, POIS É MEU ÚLTIMO GASTO DE ENERGIA COM VOCÊ
está pregando no deserto rapaz. hoje em dia ninguém mais engole essa balela de que
ainda estamos sozinhos no universo. a matriz mental onde você ainda vive já foi
superada por muitos leigos inclusive e isso não depende mais de provas
laboratorais pois elas são digressões pra idiotas quem pensam que sabem a verdade
científica. basta olhar o que tem ocorrido nessa farsa sanitária com informações
de laboratórios miseravelmente conflitantes.
vamos às suas cutucadas:
primeiro você perde seu tempo porque tem tempo de sobra e seu site mal é visitado e tampouco comentado. eu quem o diga de ter que conversar com um lammer que pensa
ser um apoiador científico de um suposto guru desmistificador de fraudes. caí aqui por acaso justamente procurando material sobre Cydonia na web que inclusive já foi apagado por agências aeroespaciais como a ESA. Cito esse material logo abaixo.
Segundo você ousa me desafiar com nada menos que nada para contrapor. primeiro o vídeo que você postou é um compêndio resumido de falácias matemáticas de um ignorante que sequer estudou a geometria e a matemática fractal das construções terrestres envolvendo pirâmides…. as recorrências de padrões de alinhamentos com as construções marcianas são muitas a começar pra padrão estelar astronômico… ou vocês ainda não viu ou conseguiu ver aleatoriedade absurda e coincidente das ruínas marcianas com o as sete principais estrelas do aglomerado estelar M45?!? e certamente não viu que a as mesas de Cydonia formam a figura complexa de um Leão?!? as fotos da ESA mostrando a topografia panorâmida do local foi misteriosamente apagada. explique aleatoriedade nisso, vamos ver!!
depois seu guru tenta em vão achar correlatos com formações pentaédricas normais das pirâmides da Terra para atestar uma correlação válida mas pelo visto nada sabe sobre geometria sagrada pois existem inúmeras formações geométricas associadas com linhas de energia tendo o Pi 3,14 como diretriz matemática, mas um boçal cristalizado como você apegado a astronomia convencional nada saberia e nem aceitaria isso não é mesmo? como disse antes de mais nada é um covarde.
Quer cientistas charlatões? vamos lá que tal o Dr. Travis Shane Taylor, PhD em Ciências Ópticas e Engenharia, Mestre em Astronomia e desenvolvedor de estudos avançados sobre correlações astronômicas entre as construções de Marte e da Terra entre si e entre as estrelas, além disso está envolvido em conceitos de propulsão avançada, sistemas de energia de feixe baseados no espaço, lasers de alta energia, entre outras coisas… trabalhou diretamente na averiguação da autentitidade do vídeo Kimble assumido diretamente pelo governo americano como OVNI e é defensor da vida extraterrestre como algo minimamente concebivel. que tal isto para um charlatão?!? parece também que o Pentágono discorda de você sobre conspirações não é mesmo?!
Tem também um certo Stephen Hawkin, catedrático em Cosmologia e criador do Reaktrough Listen Iniative e defensor dos extraterrestres como uma realidade. Charlatão? Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua que hoje é um defensor das conspirações mostrando que as missões Apollo mostraram menos que 30% da verdade. Aldrin tem formações acadêmicas, honrarias e reconhecimentos do governo americano. ele é charlatão?!
MAS vamos a Marte. já há tempos vida comprovada e passado exuberante no planeta é sustado por gente de renome inclusive dentro da NASA, que todos sabemos ser mais
responsável em ocultar do que em divulgar descobertas – (prova disso é uma imagem
adulterada que você mesmo usa mostrando um trabalho de desconstrução baseada em
algorítimos para tentar mostrar que a Face é uma ilusão de ótica – usam muito isso no cinema hoje para multiplicar elementos). quer um exemplo? o diretor da Divisão de Ciência Planetária da NASA, Jim Green, que já disse que vida extraterrestre em
Marte será admitida a qualquer momento. Charlatão?!
Quer um trabalho mais contundente para você tentar invalidar?! o de Wayne Herschel, astrônomo como você só que cientista de verdade… ele foi pioneiro em mostrar que evidências em Cidônia são antes de tudo uma comprovação matemática. e ainda usa de conhecimentos geológicos e arqueológicos para fazer conclusão de campo mais acurada do que essas as que vocês se dedicam como por exemplo taxaram esse ou aquele planeta de “””planeta anão””” (a expressão mais idiota e inútil que já vi até hoje). pode tentar averiguar e desclassificar se quiser.
o vídeo dele está aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=5V0U1ZuXIyw
como disse é muito fácil desclassificar… o difícil é sustentar e comprovar.
gente como você usa a ciência para tentar burlar o espírito científico que é buscar, encontrar, admitir, analisar e vendo evidências fazer aprofundamentos. o que cientistas comuns fazem é justamente se aprofundar naquilo que não seria jogando no lixo uma vida inteira de dedicação inútil. enquanto isso, homens que usam a ciência para derrubar paradigmas como Allen Hynek (também astrônomo) e várias outras autoridades científicas são rotuladas por vocês boçais de “falsários” só porque não se especializaram em contar estorinhas convenientes no lugar de verdadeiro aprofundamento científico.
como pode ver não tenho nada de ortodoxo, nem de “conspiracionista” e menos ainda de mistificador e menos ainda de oportunista ou fanático. questiono tudo com verdadeiro propósito científico (por isso cito cientistas em meu favor) mas também não preciso dispor da minha fé pois o universo tem diversos aspectos em sua unidade.
“está pregando no deserto rapaz. hoje em dia ninguém mais engole essa balela de que ainda estamos sozinhos no universo.”
— E desde quando eu estou pregando isto? Desde nunca! Você é um analfabeto funcional, sequer sabe interpretar um texto.
“basta olhar o que tem ocorrido nessa farsa sanitária com informações de laboratórios miseravelmente conflitantes.”
— Já devia suspeitar que você era um negacionista da covid-19.
“primeiro você perde seu tempo porque tem tempo de sobra e seu site mal é visitado e tampouco comentado.“
— Você está aqui há 3 dias comentando no meu site “mal visitado” e acabou de me enviar uma longa redação. Você está muito ocupado comigo e muito preocupado com meu trabalho.
“Segundo você ousa me desafiar com nada menos que nada para contrapor. primeiro o vídeo que você postou é um compêndio resumido de falácias matemáticas de um ignorante que sequer estudou a geometria e a matemática fractal das construções terrestres envolvendo pirâmides…. “
— Você não apresentou nada para refutar. Apenas seus insultos e desespero.
“as recorrências de padrões de alinhamentos com as construções marcianas são muitas a começar pra padrão estelar astronômico… ou vocês ainda não viu ou conseguiu ver aleatoriedade absurda e coincidente das ruínas marcianas com o as sete principais estrelas do aglomerado estelar M45?!? e certamente não viu que a as mesas de Cydonia formam a figura complexa de um Leão?!?”
— De fato, uma junção de mesas de Cydonia lembram (forçando muito) a imagem de um felino, da mesma forma que no arquipélago de Vestmannaeyjar, aqui na Terra mesmo, na Islândia, uma formação rochosa lembra claramente um elefante… feita pela natureza. A natureza produziu formações rochosas que podem nos lembrar algo similar.
“as fotos da ESA mostrando a topografia panorâmida do local foi misteriosamente apagada.”
— Ha ha ha. Mais um que brinca em navegar na internet. Nunca trabalhou com arquivos raw, ortoimagens e nem softwares específicos de geoprocessamento.
“Tem também um certo Stephen Hawkin, catedrático em Cosmologia e criador do Reaktrough Listen Iniative e defensor dos extraterrestres como uma realidade. Charlatão?”
— O sobrenome correto dele é “Hawking”. O programa não se chama “Reaktrough” e nem “Iniative”, palavras que sequer existem no inglês. O correto é Breakthrough Listen Initiative. Qual foi a “descoberta de vanguarda” de Marte que Hawking fez? Esse programa defende a artificialidade do rosto de Marte? Não! Você é tão paranoico que desvia o assunto e se utiliza de nomes de cientistas quaisquer como se fossem defensores da artificialidade de Cydonia.
“Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua que hoje é um defensor das conspirações mostrando que as missões Apollo mostraram menos que 30% da verdade. Aldrin tem formações acadêmicas, honrarias e reconhecimentos do governo americano. ele é charlatão?!”
— Ah, ele é defensor das conspirações? É sério? Aldrin, inclusive, tem um livro sobre Marte. Em nenhum momento ele defende a artificialidade do rosto de Cydonia. Mais uma vez você utiliza nomes de personalidades alheias como se fossem defensores do que você acredita.
“NASA, que todos sabemos ser mais responsável em ocultar do que em divulgar descobertas – (prova disso é uma imagem adulterada que você mesmo usa mostrando um trabalho de desconstrução baseada em algorítimos para tentar mostrar que a Face é uma ilusão de ótica”.
— Adulterada é sua ignorância que não entende de sensoriamento remoto.
“quer um exemplo? o diretor da Divisão de Ciência Planetária da NASA, Jim Green, que já disse que vida extraterrestre em Marte será admitida a qualquer momento. Charlatão?!”
— Mais uma vez você utiliza desonestamente de nomes de cientistas que não têm relação alguma com o que você defende de Cydonia, de sua artificialidade. Quando eu pedi os nomes de três cientistas me referia ao que você defende. Você entendeu bem, mas é desonesto. Jim Green não disse que “vida extraterrestre em Marte será admitida a qualquer momento”. Você leu de sites de terceiros, não do original em inglês. Ele estava se referindo às missões ExoMars e Mars2020 que vão procurar vida em Marte. Sim, vida microbiana em Marte pode existir, mas nunca foi encontrada até hoje. Nunca neguei isto. Só um trapaceiro como você pode deturpar o que escrevi. Essas missões podem encontrar vida sim, e ele se referia a esse *possível* achado e *posterior* anúncio a todos, mas não há relação alguma com construções artificiais de Cydonia que descrevo neste meu artigo.
“Quer cientistas charlatões? vamos lá que tal o Dr. Travis Shane Taylor, PhD em Ciências Ópticas e Engenharia, Mestre em Astronomia e desenvolvedor de estudos avançados sobre correlações astronômicas entre as construções de Marte e da Terra entre si e entre as estrelas,”
— Aham, e ele defende a artificialidade do rosto e de construções artificiais em Cydonia? Não! Você é um mentiroso e está confundido com o trabalho dele de ficção científica sobre Marte, pois ele é autor de livros deste gênero. Minha nossa!
“Quer um trabalho mais contundente para você tentar invalidar?! o de Wayne Herschel, astrônomo como você só que cientista de verdade… ele foi pioneiro em mostrar que evidências em Cidônia são antes de tudo uma comprovação matemática.“
— Wayne não é astrônomo, nem cientista. Eu não sou astrônomo. Você nem sabe quem são seus gurus e com quem você fala.
“e ainda usa de conhecimentos geológicos e arqueológicos para fazer conclusão de campo mais acurada do que essas as que vocês se dedicam como por exemplo taxaram esse ou aquele planeta de “””planeta anão””” (a expressão mais idiota e inútil que já vi até hoje). pode tentar averiguar e desclassificar se quiser. “
— Wayne é uma espécie de Richard Hoagland menos conhecido. São alegações, qualquer um pode fazê-las. O vídeo aqui do meu artigo e muito mais do trabalho do astrônomo Phil Plait mostram a não artificialidade de Cydonia, por conseguinte a não ligação Pleiadiana.
“como disse é muito fácil desclassificar… o difícil é sustentar e comprovar.”
— É muito fácil alegar artificialidade… o difícil é sustentar e comprovar.”.
“gente como você usa a ciência para tentar burlar o espírito científico que é buscar, encontrar, admitir, analisar e vendo evidências fazer aprofundamentos.”
— Eu estou publicando artigos justamente pra desmistificar as alegações, por serem infundadas. São falsas construções artificiais em Marte. Faço este trabalho pra esclarecer a pessoas como você, negacionistas da ciência, da covid-19, iludidos e deslumbrados, que se utiliza desonestamente de nomes de cientistas como se fossem defensores do que você acredita.
“enquanto isso, homens que usam a ciência para derrubar paradigmas como Allen Hynek (também astrônomo) e várias outras autoridades científicas são rotuladas por vocês boçais de “falsários”
— E desde quando eu rotulei Allen Hynek de “falsário”, seu mentiroso?! Além de ignorante cientificamente, você forja narrativas baseadas em seu delírio doentio por paranoias conspiratórias.
acha que eu zombaria de mim mesmo tendo que mentir pra um idiota que mantém um site que só posta embustes??! se ainda não usa uma ferramenta simples chamada Google digite “jim green vida em marte” ou se quiser acesse o link https://pplware.sapo.pt/ciencia/cientista-nasa-vida-extraterrestre-marte/ e veja que é mentiroso e falastrão. você é um normalista que acredita em tudo que as instituições te contam. se a OMS disser que a China é inocente você acredita numa boa porque é uma associação internacional. assim como acredita nas bravatas da NASA também… mas essa agora te pegou hein?! como fará?! continuará um idiota crendo na solidão da humanidade?! livre arbítrio pertence a todos. a questão aqui é argumentar, não foi isso que tem dito sempre?
eu acho que sua bolha te jogou tão profundamente num estado letárgico que não sabe até hoje que Aldrin não apenas deu depoimentos fortes e decisivos sobre vários programas que denunciam as mentiras sobre as missões Apollo. quer exemplos? participou de vários programas na série Ancient Aliens e ainda apareceu como ele mesmo no filme Transformers O Lado Oculto da Lua onde nem se deu ao trabalho de usar um pseudônimo para dizer que manteve segredo sobre os UFOs e estruturas avistadas por juramento ao seu superior. pelo jeito nada sabe sobre esse cara também.
quanto a Taylor amigo acho que vc ainda não viu ele em Ancient Aliens, é uma grande série para você conhecer claramente o que defendem cientistas e estudiosos sobre a vida extraterrestre, inclusive em Marte. sobre alinhamento estelar eu disse claramente e reafirmo que Taylor não só defende isso em Marte como na Terra e já mandei para você um link para averiguar. quem o conhece mesmo sabe bem que por ser astrônomo e conhecedor de geoglifos e defender a realidade extraterrestre tanto faz em Marte, Terra ou qualquer outro planeta, tem participado constantemente de programas sobre vida alienígena senciente onde faz exatamente o que eu disse. quero ver você provar o contrario (cite uma só vez em que ele disse não acreditar no rosto ou pirâmides ou vida inteligente marciana)… use a ferramenta Google e talvez ache é justamente o contrário. sinceramente você falar que ele é escritor de ficção mostra sua burrice retórica pois é justamente num de seus livros que ele mostra o que pensa sobre a civilização marciana (como você é sagaz)
“acha que eu zombaria de mim mesmo tendo que mentir pra um idiota que mantém um site que só posta embustes??!“
— Você nunca leu nada do meu site. Você é só mais um conspiracionista desonesto e fanático que caiu de paraquedas neste meu artigo.
“se ainda não usa uma ferramenta simples chamada Google digite “jim green vida em marte” ou se quiser acesse o link https://pplware.sapo.pt/ciencia/cientista-nasa-vida-extraterrestre-marte/ e veja que é mentiroso e falastrão. você é um normalista que acredita em tudo que as instituições te contam. se a OMS disser que a China é inocente você acredita numa boa porque é uma associação internacional. assim como acredita nas bravatas da NASA também…”
— De novo? Essa cabeça não consegue entender isto? É curioso sua contraditória paranoia conspiratória. Ao mesmo tempo que acusa a NASA de ocultar a presença de vida em Marte, simultaneamente cita um cientista da própria NASA pra sustentar sua defesa. Green estava falando sobre as *futuras* missões ExoMars e Mars2020 que *podem* encontrar vida em Marte, NÃO que já foi encontrada vida e ela está sendo escondida pela NASA, como você disse aqui noutro comentário. Aprenda a ler do original (em inglês):
https://www.telegraph.co.uk/science/2019/09/28/nasa-chief-scientist-close-finding-alien-life-making-announcementsbut/
“não sabe até hoje que Aldrin não apenas deu depoimentos fortes e decisivos sobre vários programas que denunciam as mentiras sobre as missões Apollo. quer exemplos? participou de vários programas na série Ancient Aliens e ainda apareceu como ele mesmo no filme Transformers O Lado Oculto da Lua onde nem se deu ao trabalho de usar um pseudônimo para dizer que manteve segredo sobre os UFOs e estruturas avistadas por juramento ao seu superior. pelo jeito nada sabe sobre esse cara também.”
— Você está mentindo, seu conspiracionista. Aldrin não fez nenhuma denúncia sobre “as mentiras da missão Apollo”. Minha nossa, o sujeito está citando um filme de ficção científica, Transformers, onde Aldrin fez uma ponta, pensando que o mesmo fez incríveis revelações secretas. Como uma pessoa pode ser tão descolada da realidade?
“quanto a Taylor amigo acho que vc ainda não viu ele em Ancient Aliens, é uma grande série para você conhecer claramente o que defendem cientistas e estudiosos sobre a vida extraterrestre, inclusive em Marte. sobre alinhamento estelar eu disse claramente e reafirmo que Taylor não só defende isso em Marte como na Terra e já mandei para você um link para averiguar. quem o conhece mesmo sabe bem que por ser astrônomo e conhecedor de geoglifos e defender a realidade extraterrestre tanto faz em Marte, Terra ou qualquer outro planeta, tem participado constantemente de programas sobre vida alienígena senciente onde faz exatamente o que eu disse.”
— O que Taylor está fazendo é arqueoastronomia aqui mesmo do planeta Terra, o que obviamente inclui estrelas e outros planetas do Sistema Solar observados pelos povos antigos. O que você fez foi mentir usando o nome dele ao dizer que ele defende a existência de cidades em Marte. Agora você tenta mudar o que disse anteriormente.
“quero ver você provar o contrario (cite uma só vez em que ele disse não acreditar no rosto ou pirâmides ou vida inteligente marciana)… use a ferramenta Google e talvez ache é justamente o contrário. “
— Ora, quem está usando de modo desonesto o nome dele é você. Mostre você onde ele defende a artificialidade da “cidade” de Cydonia e de seu “rosto”.
“sinceramente você falar que ele é escritor de ficção mostra sua burrice retórica pois é justamente num de seus livros que ele mostra o que pensa sobre a civilização marciana (como você é sagaz)”
— Minha nossa, esse é o nível que a educação brasileira atualmente anda formando. O sujeito não sabe distinguir um livro de ficção científica de um livro (ou artigo) científico. Agora há pouco pensou que Aldrin estava relevando toda a ‘verdade secreta’ do programa Apollo no filme Transformers… Ha ha ha
sobre Hynek já respondi e aliás você já mostrou que é fraco em eloquência ao sair pela tangente sobre a bagagem dele como cientista e toda sua energia voltada para o estudo científico da realidade extraterrestre.
sobre Hawking (que só porque esqueci de um mero “n” no fim por redigir sem revisão seu desespero argumentativo saiu pela tangente de novo primeiro imputando falso contexto a minha fala onde jamais associo Hawking (escrevi certo agora professor de morfologia?) à Marte e sim aos extraterrestres em geral. será que o que importa é escrever o nome do programa dele ou o propósito do mesmo em relação ao contexto da discussão?! (antes de querer ser o professor de português mostre alguma erro de pertinência, conjugação verbal, concordância ou algo que realmente mostre hipossuficiência linguística ou vocabular. erros de digitação ocorrem com qualquer superdotado e eu sequer tenho digitação 😉
sobre Jim Grenn sim peguei em sites de terceiros e daí? mostre o original em inglês e te mostro que a mensagem é a mesma. ele já sabe dos indícios de vida que te falei e citei o nome dele porque você em momento algum concordou que havia indícios ou descoberta de vida em Marte. eu afirmo que já houve e citei um ícone dentro dessa agência de duas caras chamada NASA (todas tem duas caras assim como a CIA, o Pentágono e todas as entidades governamentais americanas) que disse que este anúncio é questão de tempo. mas um bocó como você só acredita em vacina após a patente ser criada e o preço e a demanda estabelecidos. isso se chama massa crítica de manobra e o mundo tem bilhões como você… ainda.
sobre arquivos raw não só conheço como trabalho através de software de fotografia. você não sabe nada sobre mim além do resumo do meu nome. não sabe o que já desenvolvi e nem as múltiplas coisas que faço na vida ao mesmo tempo. não preciso e nem precisarei de equipamentos de geoprocessamento pois não sou geólogo e não preciso deles… quem precisa e muito é você para tentar provar o que não existe nas estruturas artificiais de Cydonia. você parece criança cara citando aparatos de importância irrelevante para averiguação básica. com uma régia escolar e inteligência você averigua fácil as anomalias geológicas em Marte. basta você ver as simetrias e o alinhamento sequencial entra várias estruturas. e sobre mais essa infantilidade sua sobre sensoriamento remoto primeiro isso não atesta nada sobre as imagens processados pela NASA pois ela divulga no final aquilo que ela quiser. depois já vi isso até em filme onde o personagem de Matt Damon usa isso para criar comunicação com a Terra quando os outros meios falharam. como você transborda água potável em alto mar. e como se você fosse geólogo, engenheiro aeroespacial, astrofísico ou algo que o valha para falar em aparatos técnicos.
ps: cara nunca ouvi falar em você… até usei o Google e a única coisa que vi primeiro foi o mesmo nome associado a processos criminais no jusbrasil e bem mais pra baixo apareceu seu site onde pelo jeito é só você e no momento eu que acessamos. logo não vi trabalho algum para ser prejudicado. só vejo, pelo contrário, é você prejudicar a verdade com tanta agressividade e taxação nesse artigo com zero de referências científicas e zero de argumentação própria também. ah… veja se não apaga minhas mensagens e nem edite ou apague as suas. não use dois pesos e duas medidas na discussão.
Os arquivos brutos (raw) não são esses de fotografia de máquinas DSRL. Os arquivos brutos são das sondas espaciais, que você nunca carregou em um software específico para trabalhar com eles ou em um software de geoprocessamento. Eu não sei como ainda perco meu tempo respondendo a esses tiozões do zap que falam em “infantilidade sua sobre sensoriamento remoto”. E o sujeito “aprendeu” sobre sensoriamento remoto em um filme de ficção do Matt Damon… Ha ha haaaa. Minha nossa! É demais pra mim, já chega.
Eu sei que você é o Marcelo Ricardo de Aguiar e Silva, que mora no interior de Minas Gerais, em Coromandel e tem uma loja virtual de suplementos que ninguém compra nada. Você sequer sabe pesquisar meu nome. Não tenho nenhum processo criminal associado a mim.
e daí cara?! você não trabalhou com arquivos puros de processamento de imagens senão já não estaria te falando tanta besteira quando eu inclusive te passei links de imagens de mapeamento de superfície que não foram adulteradas pela NASA e você sequer comentou para asseverar sua teoria conveniente das mesas marcianas. e ainda leva uma semana para me responder isso?!? e fica nessa falácia técnica como se eu precisasse de qualquer formação acadêmica em mapeamento remoto de terreno para ter noções de anomalias topográficas. para isso não preciso nem do Wayne Herschel para afastar possibilidades naturais logo de cara. aliás te convido a pegar o Google Earth a não ser que você tenha acesso aos satélites da NASA e verifique as regiões da Chapada das Mesas para ver sem há qualquer similaridade entre formações erosivas de chapadas e os componentes topográficos acidentados tipicos dessas regiões e a grande planície de Cydonia e sua formações gigantescas. e não venha me falar em dois planetas diferentes pois formações por ação da erosão erosão acontece da mesmíssima forma em qualquer planeta. o terreno é sempre acidentado. aceite isso e passe a gastar sua energia com algo que preste.
depois observe a quantidade de sinais de guerra nuclear que Marte tem em sua história biológica. lá tem alta concentração de elementos radioativos encontrados em explosões de bombas… elementos como urânio, tório e xe-129. há inclusive sinais de rajadas de plasma enormes no planeta mas você sempre verá tudo como “acaso naturaaaaaalll”. você me dá pena cara….
aliás digo, você está certo cara! defenda uma TESE sobre mapeamento remoto interplanetário algum dia quando tiver terminado suas monografias da sua pós em TI. ou então vá em Marte conferir para poder provar isso em laboratório. eu sou apenas um “zé ninguém” e acabo ficando relegado à imaginação fértil de um demente.
mas não quero me despedir de você sem um presente para incinerar sua cabeça cética convencionalista. a título de citar inclusive Arthur C. Clarke que, entre muitas outras atribuições de respeito, era especializado em apurar arquivos puros de imagens de Marte e tinha conclusões exatamente inversas às suas.
https://www.wired.com/2004/08/mars-5/
a única vantagem em ganhar uma discussão, é de estar caminhando em direção à verdade. senão é uma mera miragem do ego. boa sorte! Abraço!
O conspiracionista vai “incinerar minha cabeça cética convencionalista” com algo tão obsoleto como isto, que ficou também conhecido como as “aranhas” do Arthur C. Clarke. Você continua googlando, descobrindo velhas histórias e jogando aqui pra mim achando que é novidade e como se ninguém conhecesse. Clarke estava equivocado.
Há vários trabalhos publicados sobre elas. Vai aqui e veja um deles no Journal of Geophysical Research:
https://www.lpl.arizona.edu/~shane/publications/piqueux_etal_jgr_2003.pdf
também:
http://www.marsanomalyresearch.com/
Este é um velho e conhecido site de um dos mais patéticos e ridículos conspiracionistas. Uma verdadeira patuscada que promove a existência atual de animais, florestas, lagos e rios em Marte. Um arsenal de fajutices vomitadas por um sujeito que não conhece o abc da astronomia. Você só está descobrindo agora.
E desde quando eu falei neste meu artigo do Hynek, seu perturbado?! Desde quando estou falando aqui em ufologia, discos voadores ou visita de extraterrestres? Que cabeça degringolada e confusa, minha nossa!
Sim, você não sabe pontuar seu texto. Não é questão de revisão, é falta de estudo mesmo. Ah, e depois do ponto usamos letra maiúscula.
O sobrenome correto dele é “Green”. Você não sabe inglês e leu matérias de sites de terceiros em português, não especializados no assunto, que não reproduziram fielmente a fala original do Jim Green. É difícil entender isto? O original está linkado no próprio site de terceiros que você repassou, o que comprova mais uma vez que você não lê o que indica. Green estava falando sobre as *futuras* missões ExoMars e Mars2020 que *podem* encontrar vida em Marte, NÃO que já foi encontrada vida e ela está sendo escondida pela NASA. E é curioso sua paranoia conspiratória. Ao mesmo tempo que acusa a NASA de ocultar a presença de vida em Marte, simultaneamente cita um cientista da própria NASA pra sustentar sua defesa. Você é uma contradição.
ah e esqueci de dizer: odeio os imbecis que pensam que há conspiração em tudo… antes que venha me rotular novamente. se quer algo útil da astronomia estude as descobertas de vanguarda sobre Marte feita por cientistas de verdade. ciência é ir atrás da realidade considerando TODAS as possibilidades. algumas possibilidades nem são passíveis de comprovação: Marte tem água, canais, mares secos, vida vegetal e microscópica, é mais velho que a Terra e ainda por cima está em zona habitável. isso além de possuir atmosfera degenerada. ruínas geométricas são só a ponta do iceberg… SÓ UM COMPLETO CEGO ainda não viu que Marte já foi uma segunda Terra e os motivos de não serem mais está também na crosta do planeta para quem não quiser ver. não sou um idiota fanático não meu caro eu só NÃO TENHO MEDO DA VERDADE!
Ora, ora, quem são esses “cientistas de verdade” que estão realizando as incríveis “descobertas de vanguarda sobre Marte”? Me cita o nome aí de três desses “cientistas de verdade”. Pra te atualizar: água nos polos e lagos secos já são bem estudados pela astronomia com centenas de publicações científicas. Vida vegetal e microscópica não foram achadas até hoje e “canais artificiais” são delírio.
Vejo que você é mais um iludido por esses especialistas de araque, verdadeiros charlatões. Um deles, inclusive, é citado nominalmente neste artigo.
O rapaz não tem “medo da verdade”, minha nossa, mas até agora não apresentou sua incrível verdade para todos nós.
não não sou defensor da Terra plana e nem de outras alucinações como o homem não ter pisado na Lua. apenas não vivo num bolha de burrice e impertinência astronômica como você vive… uma bolha especializada em se esconder da verdade…. uma bolha para cegos voluntários estúpidos e covardes que ainda acreditam em balbúrdias como a que a Terra formou a Lua por uma colisão cósmica de um astro perdido. quem será que está mais alinhado com os terraplanistas?!? você é um covarde..
ps: se conspiração não existisse o mundo seria 100% sincero e benevolente. mais uma vez você se alinha com os lunáticos em matéria de fugir da verdade.
Vejam só, o iludido aparece aqui me acusando de me “esconder da verdade”, mas que “verdade” é essa que ele diz possuir? Não sabemos, até agora o sujeito não apresentou uma vírgula sequer para refutar o trabalho apresentado neste artigo, preferindo apenas me insultar e posar de detentor de grandes conhecimentos que a astronomia mundial não detém.
Agora vem criticar uma das teorias da formação da Lua, que é apenas uma das possíveis, não sendo a única. É claro, não apresentando nada para contrapor. Eu perco meu tempo com esses tiozões do zap que caem aqui no meu site.
iludido?! não não… seu site é só um amontoado de idéias ultrapassadas, pré-concebidas por você e criadoras das suas ilusões. você é só um normalista incapaz de assumir suas próprias palavras e ainda cria inversões de valores chamando quem discorda e você (e prova o contrário) de iludido. sua bolha é grossa e você não aceita uma realidade já consumada aos olhos de cientistas, místicos e até religiosos e leigos: a de que vida extraterrestre inteligente é não é uma questão de semântica ou fantasia e nem mesmo de comprovação científica. as ruínas de Cydonia são são apenas uma das mais irrefutáveis provas de vida fora da Terra, mas sobretudo traz uma resposta antropológica e até sociológica sem precedentes meu caro. você negou SIM, não a artificialidade das estruturas provadas por por vários teoremas sobre sólidos trigonométicos, ainda citou um idiota que apresenta “contra-prova” que insulta até meu gato, onde transforma os números simbolicos de ângulos em números comuns e ainda diz que o proponente da artificialidade é desclassificado sem expor no aspecto trigonométrico o resultado de sua conta. pra piorar o nível de boçalidade seu amigo “Stuart” que nem rosto ou sobrenome tem, ainda tem a balbúrdia de dizer que poliedros regulares são obras do acaso. posso assegurar que o prejuízo de seu amigo ainda é maior quando ele ignora que as análises geomagnéticas calcularam não apenas simetria de eixo em um dos equiláteros da Pirâmide pentagonal MD, mas angulo de 40º exatos e correlação direta com o equador marciano… um padrão recorrente nas estruturas piramidais da Terra o planeta em que você vive. e vem chama Hoagland de falsário e diz que sigo ilusões e charlatões? quer bravata mais desesperada que isto? e ainda me desafia a propor argumentação quando você nesse seu artigo não mostra nada a não ser um diagrama de bêbado com números verdadeiros transformados em sei lá o que? e ainda nega a correlação dos padrões astronômicos com as estruturas da cidade marciana, kkkkkkkkkkkk….
amigo você pode tudo, até se fechar no seu mundo normalista narcisocêntrico e ainda achar que vive num enclave inteligente único no universo, mas provar ou refutar indícios de um passado de vida em Marte isso você nunca conseguirá. o quanto antes você aceitar ou então questionar devidamente melhor para sua sanidade. não há mais Terra Plana, nem Terra centro do universo e muito menos a demente solidão inteligente da Terra no cosmos. desinformação e ignorância adoece e mata, assim é com pandemias mal esclarecidas, ceticismo destrutivo e fanatismo religioso.
aqui tem mais alguns materiais onde eu provo, e os proponentes também, por todos os seis vértices da pirâmide marciana que a estrutura é real:
http://users.starpower.net/etorun/pyramid/geometry.html
tenho aqui várias imagens de pesquisa astronômica independente sobre Marte e a região de Cidônia. antes que duvide de Richard Charles Hoagland as imagens são processadas pela perita Keith Laney.
se quiser também uma contra-argumentação sobre a Lua ou sobre o Coronavírus é só abrir matérias mega taxativas e torpes sobre os temos e mande o link por aqui. aqui exercício pela verdade é mato e mato tem de sobra.
“as ruínas de Cydonia são são apenas uma das mais irrefutáveis provas de vida fora da Terra, mas sobretudo traz uma resposta antropológica e até sociológica sem precedentes meu caro.”
— Ha ha haaaa… Você vive em uma bolha de sabão.
“você negou SIM, não a artificialidade das estruturas provadas por por vários teoremas sobre sólidos trigonométicos, ainda citou um idiota que apresenta “contra-prova” que insulta até meu gato, onde transforma os números simbolicos de ângulos em números comuns e ainda diz que o proponente da artificialidade é desclassificado sem expor no aspecto trigonométrico o resultado de sua conta.“
— Tuas “provas” são de estudos fajutos, defasados, de conspiracionistas que você só leu o título, e como bem ficou comprovado aqui, sequer conhecia a formação dessas pessoas.
“pra piorar o nível de boçalidade seu amigo “Stuart” que nem rosto ou sobrenome tem, ainda tem a balbúrdia de dizer que poliedros regulares são obras do acaso.“
— Faz tempo que já percebemos que você nem leu meu artigo integralmente. O sobrenome dele está lá. Stuart Robbins. Quer o curriculum dele? Vai aqui: https://about.sjrdesign.net/files/CV_Short_Robbins.pdf
“aqui tem mais alguns materiais onde eu provo, e os proponentes também, por todos os seis vértices da pirâmide marciana que a estrutura é real:
http://users.starpower.net/etorun/pyramid/geometry.html”
— O que você conseguiu provar aqui é seu completo desconhecimento do assunto e inépcia de pesquisa. Você é um leigo que está jogando palavras no Google sobre o assunto, como mesmo confessou, e encontrando textos aleatórios. O que acaba de me repassar são textos do final da década de 80 de um amigo do Richard Hoagland. O que me repassa aqui é tão defasado que data de antes da sonda Mars Global Surveyor ter fotografado novamente a região de Cydonia em 1998. Minha nossa! Este é o sujeito que cai aqui na minha frente pra dizer que meu “site é só um amontoado de idéias ultrapassadas”. Obsoleta é sua cabeça.
“tenho aqui várias imagens de pesquisa astronômica independente sobre Marte e a região de Cidônia. antes que duvide de Richard Charles Hoagland as imagens são processadas pela perita Keith Laney.”
— “perita Keith Laney”. Kkkk…. Ela não é perita nem cientista. É uma pessoa que tem interesse nesse campo de anomalias de Marte e da Lua, assim como Hoagland. Mais uma vez você nem sabe quem são seus gurus. É claro, você não conhece o que essas pessoas publicaram. Nunca os leu! Você apenas está jogando desesperadamente nomes no Google pra encontrar alguém que defenda o que você acredita.
eu sempre tive a certeza de que a astronomia é um amontoado de conjecturas conflitantes e mutantes. vendo seu blábláblá atribuindo aleatoriedade a traços geométricos só reforço ainda mais essa certeza.
“a astronomia é um amontoado de conjecturas conflitantes”. Sua definição da astronomia já diz quem você é, um paranoico conspiracionista, um pobre sujeito sem estudo. Com certeza é mais um daqueles defensores da Terra plana.