A descoberta de mais dois satélites de Urano foi feita por astrônomos dos EUA e do Canadá. Os novos satélites foram localizados pelo Telescópio Hale, no Monte Palomar, Califórnia. A classificação dos dois foi denominada como S/1997 U1 e S/1997 U2. Agora, Urano já soma 17 satélites.
As primeiras observações foram feitas bem antes de seu anúncio. Entretanto, como bons atuantes da ciência, os cientistas não divulgaram os fatos aos quatro ventos. Assim, a descoberta foi confirmada apenas recentemente.
A confirmação da descoberta veio por dois telescópios, no Havaí e no Novo México. No entanto, seu batizado e registro em “cartório” terá de vir da União Astronômica Internacional.
A surpresa por estes dois satélites não terem sido descobertos até hoje pode ser explicada por terem reduzidos tamanhos e por suas órbitas serem irregulares. O diâmetro de um deles é de cerca de 100 km e o do outro é de cerca de 150 km. Entretanto, ainda pouco se sabe sobre as tais.
Os jornais brasileiros noticiam a descoberta científica com certa lentidão. Só mesmo em notícias 24 horas houve alguma menção, apesar de não trazerem muitos detalhes da descoberta.
É sempre bom assinar os informes da NASA e de outras instituições que fornecem boletins sobre notícias espaciais por este mundo afora, permitindo-nos estar conectado com informações mais rápidas e precisas.