Assim como no planeta Terra, no nosso vizinho Marte há vastos campos de dunas de areia. Elas são de especial interesse científico daqueles cientistas planetários que buscam entender e decifrar os mistérios deste planeta desértico. O melhor caminho para entender a formação de dunas no Planeta Vermelho é compreender as nossas próprias formações aqui na Terra.

Cientistas vêm utilizando simulações computadorizadas para decifrar a formação das dunas em Marte. Em um planeta com intensas tempestades de areia e com um clima muito ativo, há uma variada gama de formações dessas dunas, desde as barcanas — que parecem biscoitos da sorte — até as dunas transversais.

O estudo da dinâmica eólica de formação das dunas pode ser mais bem compreendido em movimento. No vídeo abaixo podemos ver uma criação computadorizada construída pelo físico Orencio Duran, em que apresenta a simulação da gênese de um campo de dunas terrestres.

Ele usa equações para reproduzir a dinâmica do movimento dos grãos de areia e visa compreender como eles formam dunas na Terra e em Marte:

 

Neste outro vídeo de um modelo computacional de dunas terrestres, o físico e especialista em dunas terrestres e marcianas, Hans Herrmann, demonstra o que acontece quando uma duna barcana menor atinge outra duna por trás, trocando suas massas.

 

Alexandre de Carvalho Borges
Físico pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui