Em 10 de julho de 2006, na reunião semanal do grupo de Pesquisas Psíquicas e Transcomunicação da Sociedade Hólon, em Salvador, Bahia, foi registrada uma mensagem supostamente oriunda do espírito de Astrogildo Eleutério da Silva.
A esse mesmo espírito foi atribuída uma das mensagens em áudio mais nítidas em Transcomunicação Instrumental (TCI), gravada em fita cassete, quando foi realizado um experimento numa sala fechada durante o XI Congresso Espírita da Bahia, em 2002.
A mensagem atual, reproduzida abaixo, não foi registrada por meio da Transcomunicação Instrumental, mas sim por intermédio da psicografia de Alzenira Krippel, integrante do grupo.
Na ocasião — que foi presenciada por este que vos escreve — foi realizada uma sessão de TCI simultaneamente à sessão mediúnica.
No experimento de TCI foram utilizados três rádios: o primeiro usava a técnica da banda larga, o segundo um rádio de válvulas em modo de ruído branco e o terceiro um rádio sintonizado em FM, também utilizando ruído branco. Não houve êxito no experimento.
Entretanto, da sessão mediúnica foi registrada a seguinte mensagem psicográfica, na qual se identifica como autor o espírito de Astrogildo:
Serviço Altaneiro
É do céu é da terra
O desejo de se falar, o convite é o elo
Para tudo isso se concretizar
Corações e mentes afins
Consultem nesse ínterim
O que desejem ouvir
Vamos nos congraçar
E ao mesmo tempo estimular
O retorno do correio
Agora mais moderno
Também chamado e-mail
Nosso endereço é o além
O de vocês aquém?
E a mente burilada
E a vontade respeitada
Desencapada da vida
Com a alma reflorida de paz e renovação
Confirmo bem a intenção
E entre os pequenos senões
Estabeleceremos as rotas de nossa conversação
Aqui vos fala Astrogildo
Lépido e todo garrido
Dizendo a cada irmão
Que o serviço é altaneiro
Convocando os obreiros
Pra grande revolução
O que dizem aqui é que cada um deve vir
Com vontade de servir
E pronto a contribuir
Com o serviço que está por vir
Adoro Astrogildo, poético e muito fiel.
Astrogildo era um espírita e frequentador da Federação Espírita do Estado da Bahia. Veja aqui no site, na seção de entrevistas, com Pedro Rosa. Lá tem uma foto dele.
obrIgado pela atençao gostaria de saber quem foi ASTROGILDO pois eu me chamo pelo mesmo nome e ate hoje com 37 anos naosei a historia seu passado o porque de onde surgiu, agradeço por me atender. ASTROGILDO BORGES, BH MG.me de alguma resposta pelo meu email nao posso morrer sem saber quem ele foi na vida .