O programa televisivo Fantástico, da Rede Globo, veiculou uma matéria em que apresentava uma filmagem de um suposto “fenômeno” aéreo luminoso passando em frente à janela do hospital onde o médium Chico Xavier estava internado, em junho de 2001. Numa avaliação preliminar do vídeo, o “fenômeno” aparenta ser os conhecidos rods da ufologia.

Quando comparamos com filmagens antigas de rods, obtidas por alguns investigadores ao redor do mundo, a imagem do “fenômeno” aparenta ser a imagem de um rod. Os rods têm uma espécie de “caule central” com duas “asas”. Contudo, de acordo com investigações sérias feitas neste campo de pesquisa, os rods são apenas insetos. Veja o vídeo abaixo da reportagem do Fantástico:

Abaixo, podemos ver uma fotografia de um rod e podemos comparar com a filmagem de Chico Xavier. Numa análise preliminar do vídeo, aparenta ser um inseto ou um pássaro, batendo asas, que passa em frente à câmera.

Rods
Rods

Entretanto, há um ponto contra a tese do pássaro ou inseto. A reportagem do Fantástico também informa que “o feixe de luz se divide em dois e depois se une.” Eu destaquei o momento em que o “fenômeno” aparenta se dividir. Veja as imagens abaixo:

Momento que o "fenômeno" se divide
Momento em que o “fenômeno” se divide
Momento que o "fenômeno" se divide. Brilho e contraste saturado
Momento em que o “fenômeno” se divide. Brilho e contraste saturados

Numa análise preliminar do vídeo, poderíamos aventar a hipótese de que este seria o momento exato que o suposto pássaro/inseto abre as asas, dando a impressão de que o “fenômeno de luz” se divide em dois. Entretanto, no momento que o “fenômeno” se divide, é possível visualizar o fundo da paisagem no espaço deixado entre os dois.

Veja novamente nas imagens, acima, como é possível visualizar a janela, ao fundo, no espaço entre os dois. Se fosse um pássaro que tivesse aberto suas asas, o corpo do animal bloquearia a nossa visão da paisagem ao fundo e não veríamos a janela e a parede do hospital.

Rods são insetos

O caso continua sob investigação. Entretanto, se o “fenômeno” filmado em frente ao hospital onde o médium Chico Xavier estava internado for os famosos rods, nós sabemos que por meio de investigações de pesquisadores independentes, os rods demonstram serem apenas insetos em voo com asas batendo rapidamente — e o flash da câmera torna-os luminosos. O ufólogo Claudeir Covo pesquisou os rods. Na conclusão dele os rods são insetos.

Hospital onde Chico Xavier estava internado
Hospital onde Chico Xavier estava internado

Um pesquisador dos rods já filmou vários insetos que voavam num poste de iluminação e comparou com os famosos rods. Resultado: o formato dos rods e o formato dos insetos são semelhantes. Ele publicou as fotografias no seu site, abaixo:

http://home.attbi.com/~ifo_database/rods1.htm

Para acrescentar, apesar de não vermos muita profundidade no website ‘Dicionário Cético’, no seu verbete sobre rods eles acertaram. Para título de conhecimento, reproduzimos abaixo:

Bastonetes (rods)

http://brazil.skepdic.com

Bastonetes são insetos flagrados durante o voo por uma câmera de vídeo. Alguns embusteiros ou pessoas muito imaginativas afirmam que os bastonetes são na realidade algum tipo de forma de vida desconhecida, de origem alienígena.

Mas segundo Doug Yanega, do Departamento de Entomologia da Universidade da Califórnia em Riverside, membro do Conselho Consultivo em Ciências do Straight Dope, os bastonetes são um efeito videográfico baseado na relação entre a velocidade de captura de quadros da câmera e a frequência do batimento das asas dos insetos.

Essencialmente, aquilo que se vê são vários ciclos de batimentos de asas do inseto em cada quadro do vídeo, criando a ilusão de um “bastonete” com saliências ao longo do seu comprimento.

O corpo embaçado do inseto ao se mover para a frente forma o “bastonete”, e a oscilação das asas para cima e para baixo formam as saliências. Qualquer pessoa com uma câmera de vídeo pode duplicar o efeito, se possuir tomadas suficientes de insetos voadores filmadas à distância correta.

Os bastonetes parecem ser um dos assuntos favoritos dos fãs de OVNIs e criptozoologia. Um dos defensores mais declarados da hipótese dos bastonetes como alienígenas é Jose Escamilla, administrador do site RoswellRods.com.

Jose chegou a levar sua história e filmes ao The Learning Channel. Há algumas fotos hilariantes de “bastonetes” postadas na Internet no site de Escamilla. Minha favorita é “a andorinha persegue um bastonete”, que parece exatamente um pássaro atrás de um inseto.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui