O POV-RAY é um software gratuito de computação gráfica para o sistema operacional Windows. Uso-o desde a época em que rodava em DOS. Entretanto, como é um software considerado complexo, o seu treinamento tem que estar em dias.

As imagens são criadas por meio de linhas de código, funcionalidade que acaba sendo o ponto mais complexo do software e “assusta” várias pessoas que não sabem programar com algoritmos.

O software trabalha com imagens tridimensionais, usando a técnica chamada ray tracing (traçado de raios), diferente de outros softwares de computação gráfica que trabalham com a técnica z-buffering.

Tela do POV-RAY, com código-fonte sendo compilado
Tela do POV-RAY com código-fonte sendo compilado

Essa característica de ray tracing faz com que ele tenha algumas vantagens, como a aplicação de texturas, reflexos, sombras e refração dos objetos, proporcionando um realismo fantástico na produção das imagens.

Para se ter uma noção, abaixo é apresentada alguns exemplos de imagens que o POV-RAY gerou por meio da compilação do algoritmo:

glasses

boltstill3

dissolution

Alexandre de Carvalho Borges
Físico pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui