O vídeo de um UFO sobrevoando o bairro de Capão Redondo, na cidade de São Paulo, em 02 de janeiro de 1998, apresenta o sobrevoo de uma esfera luminosa que vaga silenciosamente sobre as casas do bairro. Meteorologistas tentaram decifrar se o UFO pudesse ser algum fenômeno meteorológico ordinário ou se ele seria algo ainda desconhecido.

O astrônomo brasileiro Ronaldo Rogério de Freitas Mourão afirmou ser o UFO um raio bola — fenômeno natural também conhecido como relâmpago globular. Podemos elencar algumas características deste fenômeno que surgiu em Capão Redondo e compará-los com os raios bola:

UFO em Capão Redondo
UFO em Capão Redondo

Som – Não existia qualquer zumbido oriundo da “esfera luminosa” em voo. Um raio bola também pode ser silencioso ou ruidoso.

Duração – Segundo o relato da testemunha que filmou o UFO, a duração da “esfera luminosa” vagando pelos céus foi da ordem de vários minutos. Entretanto, ainda segundo a testemunha, ela somente começou a filmar o UFO depois de passar alguns minutos apenas assistindo-o.

Há relatos por parte de outras testemunhas de que o fenômeno tenha durado cerca de 30 minutos. Relatos de avistamentos de raio bola descrevem que o fenômeno dura de alguns segundos a poucos minutos.

A filmagem do UFO tem quatro minutos e meio. Se formos nos basear apenas no registro fílmico, estamos ainda dentro da margem das estatísticas de relatos de ocorrências de raios bola. Se formos nos basear nos relatos testemunhais que informam a duração de cerca de 30 minutos, é questionável se o fenômeno seja realmente um raio bola.

Interferência eletromagnética – A “esfera luminosa” passou entre as redes elétricas e não causou qualquer interferência na mesma ou foi atraída. Um raio bola pode ser atraído pela rede elétrica ou não.

Trajetória do UFO sobre o bairro, segundo o INFA
Trajetória do UFO sobre o bairro, segundo o INFA

São apenas três pontos tratados aqui, entre outros deixados de lado. Esses dados foram condensados na tabela abaixo.

Veja abaixo o vídeo do UFO de Capão Redondo, em São Paulo:

Astrônomo Ronaldo Mourão fala

Eu contatei o astrônomo Ronaldo Mourão e questionei sobre sua opinião acerca da ufologia. Ele me respondeu em 17 de abril de 1998, limitando-se a dizer rapidamente:

“A minha posição em relação à Ufologia encontra-se em dois livros de minha autoria. O primeiro é o Dicionário de astronomia e astronáutica (segunda edição), 1996, publicado pela Editora Nova Fronteira, onde no verbete Ufologia me defino sobre o assunto. O segundo é o livro Quem é vivo sempre aparece (pequeno ensaio sobre a procura dos ETs), editado em 1998, pela DP&A. Depois de lê-los, creio que não terá mais dúvidas”.

Astrônomo Ronaldo Mourão disse que o UFO de Capão Redondo era um raio bola
Astrônomo Ronaldo Mourão disse ser o UFO de Capão Redondo um raio bola

Fotografia de um raio bola?

Abaixo, vemos uma foto de um suposto raio bola. Ela foi publicada originalmente no site da revista National Geographic. Este alegado raio bola possui uma espécie de “cauda”, e é bem diferente do UFO avistado em Capão Redondo. Na internet, a fotografia está precisamente no site da revista National Geographic:

http://www.nationalgeographic.com/features/96/lightning/3b.html

Raio Bola no Japão
Raio Bola no Japão

A fotografia foi tirada aproximadamente às 3:00h P.M. em 25 de junho de 1987, em Nagano, no Japão, por um estudante de uma escola superior. O tempo estava nublado e com chuva intermitente.

O pesquisador que consultei essa informação foi o Prof. Hideho Ofuruton, do Japão. Ele é organizador de vários eventos sobre relâmpagos globulares, como o Quinto Simpósio Internacional de Ball Lightning (ISBL97) em Tsugawa, Niigata, no Japão, em 1997.

Ele disse que a fotografia tem a possibilidade de ser um autêntico relâmpago globular, porém vê um problema: a linha do relâmpago corresponde com a linha da montanha que está ao fundo. Apesar de saber que o relâmpago aparece na frente do poste da rua, diz: “Talvez essa correspondência seja um acidente, e eu não sei a razão”. Os dados para contato do professor são os seguintes:

Hideho Ofuruton
Tokyo Metropolitan College of Aeronautical Engineering
52-1, Minamisenju 8, Arakawa-ku, Tokyo 116, Japan
Facsimile : +81-3-3801-9898

Futuras pesquisas

Ainda existem resquícios de dúvidas por parte de especialistas no assunto sobre a natureza e existência do raio bola. Com maior conhecimento sobre esses relâmpagos, gerações vindouras poderão processar os dados deste fenômeno com mais qualidade do que fazemos hoje.

Dados de valor quantitativo e esclarecedores poderão ser obtidos por pesquisadores no futuro e, consequentemente, poderão validar os dados precários e disformes que dispomos hoje. Talvez o UFO em Capão Redondo possa ser classificado no futuro como um raio bola, ou talvez não.

Referências

[1] COVO, Claudeir; VARELA, Ricardo. A sonda de Capão Redondo. INFA, 1998. Disponível em: <http://www.infa.com.br/sonda_de_capao_redondo.html>.

[2] GRIGORIEV, A. I.; Y. OHTSUKI H. (Ed.). Statistical Analysis of the Ball Lightning Properties. Science of Ball Lightning. Singapore: World Scientific Publishing Co., p. 88–134, 1988.

[3] Lightning: The shocking story. National Geographic, 1996. Disponível em: <http://www.nationalgeographic.com/features/96/lightning/3b.html>.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

6 COMENTÁRIOS

    • Eu não diria que há um ponto final em sermos a única espécie inteligente no Universo, pois no momento atual é impossível concluir isto. Porém, que 95% dos ufólogos são fanáticos e deslumbrados por discos voadores, disso podemos afirmar com certeza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui