Algumas semanas depois que a missão norte-americana Mars Pathfinder começou a enviar suas primeiras fotografias de Marte, os conspiracionistas do NPAA Group (Near Pathfinder Anomaly Analysis Group) surgiram com várias imagens do planeta vermelho que consideram ser “anômalas”, feitas pelo robô Sojourner.
Dentre todos os sites que mais têm divulgado o que enxergam ser conspiração nas imagens, o do NPAA é o que mais publicaram “anomalias” da missão Pathfinder. Eu olhei várias de suas imagens, além de ter visto todos os detalhes e lido as notas que eles inseriram.
Naturalmente, não assino embaixo do “trabalho” deles. Há um farto material de pareidolia. Outro site, abaixo, também tem divulgado outras alegadas “anomalias” dessa missão:
http://www.coastvillage.com/3objects.htm
No site do conspiracionista americano Richard Hoagland, que promove a “face” e as “pirâmides” na região de Cydonia como sendo estruturas artificiais, há também várias fotografias que ele considera “anômalas” dessa missão.
Para falar a verdade, todos estes sites estão repletos de material com análises conspiracionistas que, como todos sabem, têm seriedade questionável. Talvez o do Hoagland seja o pior dentre todos.
Picos Gêmeos
Quando o robô Sojourner tirou fotos de alguns montes na superfície marciana, Hoagland os interpretava como pirâmides artificiais construídas por inteligências marcianas. Um exemplo de fotos de montes marcianos foi as dos chamados “Picos Gêmeos”, no qual ele acredita serem pirâmides.
Os picos não têm a forma pontuda, mas ele conseguiu enxergar pirâmides neles. “Se não tem forma pontuda, é porque houve correntes de água no passado que alisaram a ponta da pirâmide“, alegam alguns conspiracionistas em defesa. Apesar das alegações conspiratórias preencherem o imaginário de algumas pessoas, os picos gêmeos são apenas uma formação natural.