Nós acreditamos que uma das deficiências atuais da ufologia brasileira é a falta de uma central única de relatos de avistamentos, um verdadeiro banco de dados de relatos ufológicos, acessível pela web, gratuito, colaborativo e de amplitude nacional e internacional. Pensando nisso, estou desenvolvendo um sistema para este fim, desde abril de 2010.
A empreitada é grande! Atualmente estou desenvolvendo a modelagem do banco de dados, com base em formulários de registros de casos — principalmente os da MUFON (grupo de pesquisa americano), que são bem detalhados.
O sistema permitirá consultas personalizadas por diversos parâmetros como, por exemplo, cidade do avistamento, estado, formato do UFO, iluminação, horário do avistamento, testemunhas, etc.
São centenas de variáveis, a ufologia realmente é complexa. O sistema deverá ser colaborativo, pois não tenho braço e tempo para cadastrar milhares de casos ufológicos. Isto é impossível, e não é essa a ideia do sistema.
Como disse, a ideia inicial é uma central de relatos de experiências ufológicas. Toda testemunha que tenha passado por alguma experiência ufológica pode cadastrar — via internet — seu relato. Meu objetivo é construir a plataforma, sendo que a alimentação da base de dados deverá partir de duas origens:
1 – Qualquer pessoa que deseje inserir no banco sua experiência ufológica, seu relato pessoal.
2 – Uma rede de colaboradores cadastrados, que alimentarão a base com casos ufológicos pesquisados pelo seu grupo ou pesquisados pessoalmente. Eles terão uma conta no sistema, onde poderão cadastrar seus casos pesquisados. Deverá ter, também, uma diferenciação de credibilidade para dados cadastrados por ufólogos e dados cadastrados por internautas.
Quando colocamos em um banco de dados essas informações, elas nos permitirão responder rapidamente questões como, por exemplo: quantos avistamentos de UFOs aconteceram em maio de 2010, em São Paulo, com UFOs no formato triangular e causaram queimaduras nas testemunhas?
A tipologia extraterrestre também está sendo incluída, assim como efeitos físicos, dados das testemunhas, efeitos fisiológicos e psicológicos, dados do ambiente, etc. O sistema é acessível via web e não é preciso baixar e instalar nenhum software na máquina.
Estando todos os dados categorizados no banco de dados, as consultas permitirão esquadrinhar por diversas categorias todos os relatos cadastrados. A integração com o Google Maps permitirá localizar, no mapa, o ponto exato da ocorrência; neste caso ele se pareceria com o sistema UFO Stalker da MUFON.
O sistema poderá também importar bases que já existem prontas, como, por exemplo, de grupos que têm seus casos pesquisados em uma planilha Excel. O trabalho é imenso, mas pretendo lançar, ainda neste ano de 2010, uma versão simples e ir melhorando ao longo do tempo.
O contato com Et, é simples; a ciência tá muito adiantada mais esconde o contato com Et. Muitas pessoas tem contato, nos nascemos com três dimensões, se exploramos isso, podemos entrar em contato com Et seres de outros planetas e outras dimensões muitos superiores em espiritualidade como um Jesus.
Uma Grande Ideia, ate que em fim a ufologia Brasileira vai pode ter seus registro da casuistica, onde podemos elucidar os misterios dos Disco Voadores e suas derivacoes. Parabens.
Estamos aguardando……
Uma grande ideia,sensacional…
Parabens
Caro Alexandre,
A idéia do banco de dados integrado para ufologia é boa e sua sensibilidade para a questão mostra que você tem lucidez em relação ao assunto. Apenas destaco que o mero arquivo das ocorrências, sem filtragem de fraudes e equívocos é inútil para uma abordagem adequeda.
Tento implementar o banco, em escala menos ambiciosa que a sua, em meu site (http://www.ufologiaobjetiva.com.br/?p=1598), mas entendo que, no atual estágio da ufologia, não há como fugir da exaustiva e metódica análise pública de cada relato.
Apesar da ressalva, apoio integralmente sua inciativa e disponho-me a auxiliar no que for possível. Gostaria, caso haja disponibilidade, de um feed Atom ou RSS para acompanhar as atualizações do seu site.
Atenciosamente,
Reno Martins.
Olá Reno,
Essa questão dos equívocos está sendo implementada. Já cadastrei no banco 40 \”coisas\” que se confundem com os UFOs. Estou analisando uma melhor forma de classificar por nível de credibilidade tudo isso. Com certeza, todos os registros inseridos deverão ser filtrados, como você falou.
Agradeço sua disponibilidade. Gostei de sua estruturação dos dados…é nesse caminho que a coisa tem que ser feita. Muito bom!
O sistema não ficará neste site. Ele terá um domínio próprio em outro site e terá todos recursos possíveis assim que for possível.