Depois de uma pausa por absoluta restrição de tempo, o desenvolvimento da estrutura do banco de dados do software ufológico UFOMiner segue em andamento. Estou analisando todos os formulários de pesquisa de campo utilizados pela organização norte-americana para a pesquisa de UFOs, a MUFON (Mutual UFO Network).
Os formulários da MUFON são bem detalhados, sendo o meu trabalho adaptar os campos descritos neles em uma estrutura informatizada de um banco de dados. Com isso, a apresentação do preenchimento deles torna-se o mais fácil possível, sem complicações adicionais com detalhes desnecessários.
Embora bem organizados, os formulários da MUFON não são suficientes. Estou estruturando outros campos de informação com base em minha própria experiência e conhecimento da área, além de consultar também outros formulários de outras instituições.
É trabalhoso, e no momento atual já ultrapassou a casa das centenas de campos que o software UFOMiner pode armazenar, registrando centenas de variáveis em um único episódio de natureza ufológica.
Banco de dados do sistema ufológico UFOMiner
O software ufológico UFOMiner está sendo desenvolvido na linguagem PHP com banco de dados Postgres 8.4. Recentemente, iria convertê-lo para o banco de dados MySQL, por causa da maior variedade de hospedagem existente para bancos deste tipo. Hoje, qualquer hospedador de sites inclui a possibilidade de ser utilizado o MySQL.
São poucos os hospedadores que oferecem o serviço de hospedagem ao banco Postgres a preços razoáveis, mesmo sendo um banco livre, ou seja, software livre — sem a necessidade de pagar licença para uso.

No entanto, apenas por essa questão de maior variedade de serviços de hospedagem não era um real motivo para abandonar o Postgres. Eu voltei atrás na ideia e decidi continuar com ele, por ainda considerar um excelente banco de dados para trabalhar, além de ser robusto e confiável.
Projeções para futuras versões do UFOMiner
Em suas futuras versões o software UFOMiner planeja tratar de forma automática a identificação da natureza de um evento ufológico. Explico: ao ser inserido um depoimento testemunhal na base de dados do sistema, o software UFOMiner pretende verificar a possibilidade dessa ocorrência ser algo plenamente natural, como uma ave, um avião, uma ilusão de ótica, etc.
São os chamados objetos aéreos identificados (IFOs). Atualmente, o software UFOMiner consta com mais de 50 IFOs cadastrados em sua base de dados, ou seja, tudo aquilo que é confundido pela visão humana e pelas aparelhagens como algo sobrenatural.