Um dos modismos do ano de 1998 é gerar imagens ASCII (imagens de caracteres) por meio de softwares. O objetivo é importar uma fotografia qualquer no software e ver se ele conseguiria gerar um desenho ASCII. Alguns dos softwares que testei foram o ASCII Generator e o Emaileffects. Nenhum deles mostrou ser impressionante.

O Effects é apenas um editor de figuras, e não gera automaticamente um desenho ASCII quando importamos uma imagem. Ele é mais direcionado para “artistas ASCII”, os profissionais que fazem os desenhos “na unha”.

O Generator eu só encontrei a versão para DOS. Eu usei a sua versão mais nova, v. 7. Ele transforma imagens no formato GIF (apenas na versão 87a) para uma figura ASCII (txt). Existe outra versão do software Generator que só trabalha com imagens no formato GIF 89a.

Barack Obama em ASCII
Barack Obama em ASCII

Ao fazer alguns testes, vi que ele não gera detalhes na figura. O que ele faz é “pintar” toda a área do desenho. Por exemplo, nas áreas mais escuras o software vai preenchendo com letras em caps lock, e nas áreas mais claras ele coloca vírgulas e outros caracteres menos destacáveis.

Ele identifica os pixels mais escuros e vai bordando a figura no mesmo padrão. Por isso, não gera detalhes. A charada do programa está em saber colocar a altura e a largura corretas da figura, senão a imagem não apresenta padrão algum, como no original.

A linha de comando que usei no software Generator para gerar imagens ASCII foi esta:

ascgen et.gif /w=79 /h=50 /i

A altura é o (h) e a largura é o (w). Devem-se fornecer valores e ir testando vários números, até achar uma configuração que não deforme a figura — depende de cada figura. Uma boa dica é usar o /i, que faz uma inversão dos caracteres: onde era “escuro” fica “claro” e vice-versa.

Um gato em ASCII
Um gato em ASCII
Homer Simpson em ASCII
Homer Simpson em ASCII

Pós-escrito: esses exemplos ilustrativos em ASCII foram inseridos anos após a postagem original.

Alexandre de Carvalho Borges
Físico pela Universidade de Franca, Analista de Tecnologia da Informação pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduado em Perícia Forense de Áudio e Imagem pelo Centro Universitário Uninorte, pós-graduado em Inteligência Artificial em Serviços de Saúde pela Faculdade Unyleya, pós-graduado em Tradução e Interpretação de Textos em Língua Inglesa pela Universidade de Uberaba, e fotógrafo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui