O II Congresso Internacional de Transcomunicação Instrumental ocorreu no ano de 1997. Se você não pôde ir a este evento na época, agora terá a oportunidade de assistir a uma série de vídeos de todas as palestras proferidas naquela ocasião.
Para que o leitor tenha uma ideia do estado atual deste campo de pesquisas, este foi o último grande congresso ocorrido no Brasil sobre a temática.
De lá para cá, nenhum evento desse mesmo porte, com congressistas internacionais, ocorreu em nosso país. Esta ausência demonstra que este campo de pesquisas anda recebendo pouco incentivo e com escassos pesquisadores que se dedicam continuamente por longos anos.
A pesquisadora brasileira Sonia Rinaldi, uma das organizadoras do evento, apresentou a programação do congresso, que pode ser lida abaixo. Fiz várias adaptações do seu texto original e também inseri os vídeos das palestras de cada um dos congressistas. Julgue por si o conteúdo apresentado.
—
II Congresso Internacional de Transcomunicação Instrumental
Dias 16 e 17 de agosto de 1997
Grande Auditório do Centro de Convenções Anhembi
São Paulo – SP/Brasil
Em 1992, por iniciativa de Dra. Marlene Nobre, realizamos o I Congresso Internacional de TCI no Brasil. Naquela fase a transcomunicação instrumental era quase desconhecida, pois foi exatamente a partir daquele evento que firmamos contatos internacionais, solidificamos a nossa ANT (Associação Nacional de Transcomunicadores), estendemos um braço em Portugal e como resultado de tudo isso, hoje dezenas de nossos associados já recebem contatos do Além por vias técnicas.
Naquela oportunidade, momento em que a TCI mal esboçava os contornos que assumiria nos anos seguintes, conseguimos reunir nada mais nada menos do que aproximadamente 1.900 pessoas.
Eis que mais uma vez, atendendo a orientação da Espiritualidade, realizaremos novo congresso, com o objetivo de congregar público ainda maior, já que contaremos com congressistas de vários pontos do mundo. O evento que se realizará em 16 e 17 de agosto/97, no Palácio das Convenções do Anhembi, estará preparado para receber até 3.000 congressistas para ouvirem os nove palestrantes internacionais e os nove especialistas brasileiros. O tema do congresso é:
“Dos gravadores aos computadores: vencendo desafios. Vozes do Universo inauguram as infovias do século XXI”. Entendemos que uma oportunidade rara, que os apreciadores da transcomunicação instrumental não podem perder.
Assim, aproveitamos para apresentar alguns palestrantes, muito embora, devido ao fato de que dias antes se realizará no Brasil também a reunião anual da RITI (Rede Internacional de Transcomunicação Instrumental), o que fará com que outros nomes de importância mundial também estejam presentes no congresso — se não como palestrantes (pois os dois dias de evento não comportaria), ao menos como prováveis componentes da mesa de debates ou outra oportunidade que criaremos.
Dentre esses, citamos nomes como: Hans Heckmann (americano, um dos pioneiros que atuou ao lado de George Meek na criação dos primeiros Spiricoms), Monique Simonet (da França — nome respeitadíssimo mundialmente), Adrian Klein (de Israel, Ph.D. em física, um dos maiores nomes na área da pesquisa científica do fenômeno da TCI), Maria Isabel Saraiva (de Portugal, hoje coordenadora da ANT-Portugal, com algumas dezenas de transcomunicadores), Gunter Emde (Alemanha, coordenador da RITI), Claudius Kern (Áustria — editor do boletim da RITI-Europa), Dale Palmer (EUA), etc.
Objetivando dar, através desse evento que realizaremos, uma visão panorâmica da TCI no mundo de hoje, procuramos convidar representantes de diversos países. Mas, para que nossos leitores se familiarizem com os palestrantes, eis breve apresentação:
Casal Maggy e Jules, de Luxemburgo: tratam dos mais bem sucedidos transcomunicadores do mundo, que estarão trazendo informações preciosas, mostrando casos surpreendentes e as últimas notícias na área dos fenômenos da TCI.
Maggy Harsch-Fichbach
Nasceu em Luxemburgo, graduou-se em Pedagogia e exerce a função de professora desde 1968. Presidente e fundadora do CETL (Cercle D’Estude sur la Transcommunication), com representantes em 16 países, é ainda a editora do boletim CETL-Infonews, que traz todas as importantes ocorrências da estação Luxemburgo.
É coautora do livro Transcomunicação (lançado no Brasil pela editora Pensamento), originalmente publicado em alemão, mas com recente lançamento em inglês, nos EUA. Orientada pelos comunicantes, ela e o marido Jules desenvolveram diversos equipamentos que compõe sua estação (que envolve também rádios, TV, computador, fax, telefone etc.).
Os resultados e a evolução surpreendente de seus experimentos vem sendo notícia em dezenas de países do mundo todo — o que vale dizer que, através dessa estação, muitas regiões do mundo, até então refratárias à noção do espírito, passaram a ver essa realidade com outros olhos: olhos científicos.
Pelos trabalhos relevantes que o casal desenvolve, foi agraciado, em 1992, com o Prêmio Suíço de Parapsicologia, na Universidade de Bern. Maggy coordena a estação de maior atividade entre os planos terrestre e espiritual, com recebimento quase diário de contatos por telefone (com duração de até meia hora), computador, fax, secretária eletrônica etc.
Palestra 1: “Casos de transcomunicação em Luxemburgo: áudios e imagens”.
Palestra 2: “Casos de transcomunicação em Luxemburgo: curas e aportes”.
Respostas ao público – Maggy Harsch-Fischbach.
Jules Harsch-Fichbach
Nascido em Luxemburgo, ao lado da esposa, Maggy, dirige a mais bem sucedida estação terrestre de TCI do mundo. Graduado em Literatura, Filosofia, Psicologia e Direito, há 20 anos trabalha no Ministério da Justiça, do Grão Ducado de Luxemburgo. Nos últimos anos, desenvolve ali um avançado projeto relativo à informática (comunicação de alta tecnologia).
Apesar da formação católica, há mais de 30 anos interessa-se pelas questões da Parapsicologia e paranormalidade. Foi em 1985 que juntamente com a esposa iniciaram experimentos práticos de TCI, logo obtendo os primeiros resultados.
A fenomenologia de ocorrências envolvendo todos os tipos de equipamentos eletrônicos da casa é tão vasta, que o casal selecionará os fatos mais surpreendentes para mostrar ao público do congresso.
Palestra: “Panorama da transcomunicação em Luxemburgo”.
Respostas ao público do casal de transcomunicadores Jules e Maggy Harsch-Fischbach.
Paola Giovette
Nascida em Florença, Itália, reside hoje em Modena. Graduada em Literatura, Jornalismo, é também escritora. Já muito tempo sua área de atuação, quer como jornalista, quer como escritora, é a pesquisa na área parapsíquica.
Fez diversos trabalhos nas áreas de mediunismo, medicina alternativa, pesquisa com pacientes em leito de morte (N.D.E. = Near Death Experience), desdobramentos astrais, pintura mediúnica, fenômenos psíquicos espontâneos etc.
Autora de 20 livros, alguns já traduzidos para outras línguas, trabalha também para a TV estatal e atua na imprensa, tanto especializada (em assuntos exotéricos) quanto a não especializada. Na área da TCI, vem trabalhando ao lado de um dos maiores nomes da Itália: Virgínia Ursi, embora acompanhe de perto a evolução de outras estações, como Marcello Bacci, Luciano Capitani etc.
Palestra: “A transcomunicação instrumental na Itália hoje”.
Respostas ao público – Paola Giovetti e Paolo Presi.
Ralf Determeyer
Alemão, graduado em Ciência da Comunicação e especialização em fotobiologia ultravioleta, pesquisa na área da transcomunicação instrumental desde 1974. É sócio fundador de várias associações de renome na Alemanha, como a VTF (1976) e a FGT (1984).
É membro fundador da Rede Internacional de Transcomunicação Instrumental, na qual ocupa o cargo de Secretário representante da Europa. Dentre as dezenas de congressos dos quais participou, lembramos que também esteve no Brasil em 1992, onde proferiu brilhante palestra que agradou profundamente o público presente.
Palestra: “Os níveis dos planos dimensionais e sua influência na transcomunicação”.
Friedrich Malkhoff
Nascido na Alemanha, graduou-se na área de Tráfego; iniciou sua pesquisa na área de Transcomunicação Instrumental em 1988, quando fundou uma associação lá denominada de IG-TC. Membro fundador da Rede Internacional de Transcomunicação Instrumental (1995) e palestrante em congressos nacionais e internacionais.
Hoje, na liderança da Estação Schweich (nome da cidade onde reside), já recebeu algumas dezenas de contatos telefônicos, todos muito bem documentados, tendo como principal comunicante o espírito de Dr. Konstantin Raudive.
Além de abordar suas atividades e mostrar alguns contatos telefônicos, abordará também notícias do novo grupo do Além ao qual se encontra vinculado de tempos para cá.
Palestra: “Construção e visão de uma estação de transcomunicação”.
Respostas ao público – Ralf Determeyer e Friedrich Malkhoff.
Jacques Blanc Garin
Jacques é cientista de computação desde 1969 e experimentador de TCI em áudio e vídeo desde 1992. Desde há alguns anos trabalha lado a lado com Monique Simonet, o nome mais enfático da pesquisa da TCI em seu país.
Ambos dirigem hoje a maior associação de transcomunicadores, denominada “Infinitude”, que congrega mais de 1.000 associados — e sob a batuta de Jacques, criaram a revista Le Messager, que trata principalmente de TCI.
Além dessa publicação própria, ainda vertem para o francês o boletim da RITI (Rede Internacional de Transcomunicação Instrumental), aumentando o alcance das notícias. Dono de uma simpatia única, esse francês entusiasmou-se com a oportunidade de trocar experiências com os brasileiros.
Palestra: “A transcomunicação instrumental na França hoje”.
Maria Isabel Saraiva
De Portugal, hoje coordenadora da ANT-Portugal, com algumas dezenas de transcomunicadores.
Palestra: “Transcomunicação em Portugal”.
Respostas ao público – Jacques Garin e Maria Saraiva.
Mark Macy
Nascido nos EUA, residente no Colorado, conheceu a TCI pelas mãos do pioneiro pesquisador norte-americano George Meek, com quem trabalhou por um período. Graduado em jornalismo e eletrônica, possui especialização em computação e telecomunicações.
Pesquisa na área de espiritualismo há muitos anos e desenvolve brilhante trabalho de disseminação da TCI nos EUA. Coordena uma associação de nome “Continuing Life Research”, dedicando-se em período integral à pesquisa da TCI.
Possui um livro publicado sobre o assunto, o Conversations beyond de light, além de produzir o boletim trimestral na versão inglesa da Rede Internacional de Transcomunicação Instrumental, da qual também é o Secretário para a América do Norte.
Também produziu vídeos e faz apresentações sobre TCI por todo seu país, onde mostra os resultados de alguns telefonemas recebidos do Além e mensagens obtidas via rádio.
Palestra: “A transcomunicação nos EUA: construindo o campo de contato”.
Sarah Estep
Aos 70 anos, dirige com a garra de um jovem a respeitadíssima AA-EVP (American Association of Voice Electronic Phenomenon), com associados do mundo todo, sediada em Annapolis, EUA. É sobre seu brilhante e perseverante trabalho que ela falará, mostrando casos interessantes de contatos, inclusive os raríssimos casos de “vozes reversas” etc.
Palestra: “Pontes para outros mundos”.
Respostas ao público – Mark Macy e Sarah Estep.
Mas…. sim, neste evento o Brasil também se fará representar, mostrando os muitos sucessos obtidos nesses anos de pesquisa. Falarão:
Sonia Rinaldi
Paulistana, profissionalmente atua na área de computação. Por orientação de Dr. Hernani Guimarães Andrade, em 1990, fundou a ANT (Associação Nacional de Transcomunicadores), que passou a dirigir desde então, respondendo não só pela coordenação geral, mas pela emissão dos boletins bimestrais para os aproximadamente 300 associados.
Transcomunicadora com estação própria, é também autora de muitos artigos sobre TCI; em 1993 em conjunto com Maria Augusta Gouveia, fundaram uma filial da ANT em Portugal; é membro fundador da RITI (Rede Internacional de Transcomunicação Instrumental), que hoje congrega 17 países e na qual ocupa o cargo de Secretário para a América do Sul.
Em 1994 foi agraciada com o Prêmio Suíço de Parapsicologia pelos trabalhos prestados na área da TCI. É palestrante em diversos países e autora de dois livros publicados dentro desse segmento de pesquisa: Missão Alpha I e o Transcomunicação Instrumental: contatos com o Além por vias técnicas.
Abordará as recentes conquistas pessoais e de alguns membros da ANT, com telefonemas e muitos contatos via rádio.
Palestra: “Visão panorâmica da transcomunicação no Brasil hoje”.
Coordenará também a apresentação coletiva de alguns associados que mostrarão seus resultados pessoais, a saber:
Norma Casasco (SP).
Magaly Chierreguini (Itanhahem-SP).
Eng.º Valdir Cunha (SP).
Edson Marcantonio (SP).
Vicente Lupuseli (Assis-SP).
Palestra: “Novos projetos e equipamentos de transcomunicação”.
Respostas ao público do grupo de transcomunicadores brasileiros.
Carlos Luz
Palestra: “Análise de vozes paranormais”.
Paulista, residente em Bauru-SP, formou-se como tecnólogo em Sistemas Elétricos pela UNESP (Universidade de Bauru). Professor da Faculdade de Engenharia e Tecnologia daquela Universidade é também consultor técnico do IBPP (Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas).
Experimentador e pesquisador de TCI há aproximadamente oito anos, tem especial habilidade na construção de equipamentos e tem prestado valiosa cooperação à ANT (Associação Nacional de Transcomunicadores).
Tem realizado palestras sobre o tema a que se dedica, e que vem causando grande interesse mundial, tanto que seus trabalhos já foram publicados em francês, inglês e alemão: as análises das vozes paranormais através de computador — pesquisa de sua criação que prova a autenticidade das captações por meios técnicos, apontando as diferenças das vozes humanas e as paranormais.